Escândalo entre os batistas: Qualquer ato pela venda será ilegal

A controversa venda dos 4,5 metros quadrados de terreno da Convenção Batista do RN evidentemente não pode ser realizada, se sua diretoria respeitar o que prevê o estatuto.  Diz o artigo 30:

"
Qualquer ato que importe em alienação de bens imóveis em nome da Convenção necessita de sua prévia autorização, em Assembléia Geral, em que votem 2/3 (dois terços) dos mensageiros presentes na hora da votação"

Como já disse aqui, a votação da última quinta-feira à noite não alcançou  2/3 dos votos favoráveis.   Ainda assim, membros da diretoria da igreja argumentaram que o artigo 30, transcrito acima, se refere ao quorum necessário na votação , não se tratando da definição da necessidade de uma maioria qualificada.
O que foi dito? Que o artigo prevê, por exemplo, que numa convenção em que existam 300 inscritos, a assembléia em que se decida a alienação de patrimônio precisaria ter no mínimo 200 presentes (quorum de 2/3).
Evidentemente não é disso que trata o artigo.  Caso fosse, estaria se referindo explicitamente a quorum.  Mais que isso, o texto não falaria sobre "2/3 (dois terços) dos presentes na hora da votação".  O relativo "que", para mim é evidente pela presença da frase final, se refere a "autorização".  Ou seja, para venda do imóvel seria necessário a autorização de 2/3 dos presentes na hora da votação.  Eram 262 presentes, votaram a favor 144.  Para a venda acontecer, era necessário o voto de 175.  A venda não foi autorizada.  Qualquer ação diferente disso é golpe.
Hora da convenção virar a página e conhecer o projeto de recuperação e uso da área desenvolvido pelo professor associado do departamento de arquitetura e urbanismo da UFRN, Rubenilson Brasão. Projeto, que aliás, já foi encaminhado mas sequer foi considerado.
Minha dúvida é se, para além de uma ação judicial que garanta o cumprimento do estatuto da igreja, é possível uma ação civil pública por parte do Ministério Público.  Afinal, se trata de um conjunto de 12 mil batistas norte-riograndenses.

Comentários

A autorização p/ a venda do terreno foi aprovada na assembléia da convenção em Mossoró. Dê uma checada.
Deus abençoe!
Mas foi rejeitada na quinta passada.
Anônimo disse…
Se ver preocupacao nao com a convencao e seu trabalho, mas com empavia e interesse de uma so igreja, que trai acordado e ocupa o que nao e seu. Cria casuismo e tenta ate atingir moralmente lideres e membros da comissao. Basta vira o disco cara. Ser batista e ser democratico e etico. Deus ver os coracoes.
Anônimo disse…
Publica. Como assim.. Foi so uma consulta e demonstracao de trans parencia dos contratos e trabalhos da comissao. A Igreja Viva ou volta p primeira Igteja ou compra um terreno. Abaixo a protelacao e casuismos.
Não foi uma consulta: foi uma assembléia extraordinária para deliberar acerca da venda. E faltaram 31 votos para que a venda fosse aprovada.
Não foi uma demonstração de transparência. O pastor Evilasio deixou claro q a assembléia precisou ser convocada porque a ata da convenção em Mossoró estava irregular. Se fosse um negocio jurídico perfeito a construtora não teria solicitado uma nova assembléia.
Por fim: há uma questão que deverá ser resolvida na justiça. Se alguém possui interesses escusos, esses serão expostos.
Daniel, você disse muito bem ao afirmar que essa questão deve ser resolvida na justiça. A questão da venda já havia sido votada em uma assembleia regular em Mossoró. A assembleia ocorrida na última quinta-feira tinha o único objetivo de atender a um pedido da construtora, e não o de votar novamente algo que já foi decidido sobre a alienação do bem. Quanto aos 2/3 de votos citados, o estatuto é muito claro. Trata-se do total dos membros presentes, e não da natureza do voto. Além disso, infelizmente, está sendo causado um escândalo desnecessário junto à sociedade natalense, expondo e manchando o nome dos batistas e do evangelho. É necessário refletir e ter respaldo antes de realizar afirmações e acusações levianas na mídia. Portanto,essa atitude pode trazer consequências negativas junto à justiça. Não sou contra a diversidade de opiniões, pois isso é natural, mas creio que os cristãos devem se respeitar e se unir, discutindo soluções com decência e ordem, conforme a Palavra de Deus nos ensina. Utilizar palavras agressivas não constitui a melhor forma de se resolver uma divergência de ideias. Angélica Vieira.
Nota: Pastor Evilásio não disse que a ata da convenção em Mossoró estava irregular. As palavras dele foram deturpadas, assim como todo o resto.
Nelson Sousa.
Pastor Evilasio disse q a ata da reunião de Mossoró não garantia o negocio para a Record, por mal escrita. Uma outra forma de dizer isso é afirmar que estava irregular. Não há deturpação aqui. Aguardemos o que se deciidirá na justiça.
Vc sabe que não é bem assim. Se a decisão de Mossoró fosse tranqüila não seria necessária a reunião de quinta-feira. Não dá pra distorcermos fatos havidos na quinta-feira. Tenho confiança que uma ação civil publica do MP servirá para por todos os pingos no is.
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse…
A única coisa que todos nós devemos realmente nos preocupar é com a expansão do reino de Deus. Acompanho o processo desde o inicio assim como a vida pessoal dos nomes citados aqui neste blog e vejo que foram feitos muitos julgamentos indevidos.
Vejo que o que está ocorrendo é o medo de muitos diante de situações novas no meio batista. Temos que aproveitar esse momento! Os batistas não podem ficar escondidos temos que ter destaque na sociedade. Causar diferença onde vivemos!
Creio que será o melhor tanto para a convensão, tanto para o seminário! A época de pensamentos pequenos deve acabar. Com a venda do terreno não é só uma sede que será construida, mas sim um patrimonio que está sendo mal aplicado que será transformado em muitos benificios ao nosso estado! Mas isso só ocorrerá se todos nós trabalharmos juntos.

Membro Batista
Anônimo disse…
Aiaiai está difícil ate de falar algo, erros de português, Difamação da palavra de Deus, não sabem nada de leis politicas e ainda ficam ai falando um monte de merda e sujando o nome de Cristo, essa é para vcs leitores que não são de nenhuma religião, não liguem para o que esta escrito acima, pois só querem ver o circo pegando fogo, falta muito para serem verdadeiros adoradores.(principalmente esse dono do blog) como cristão deveria sugerir algo construtivo, e não ficar metendo o Pau nos próprios irmãos, assim como ele jugar ser um.
No fim DEUS vai ser louvado do mesmo jeito e todas as coisa serão somente para a sua GLORIA e LOUVOR.
Amigo anônimo,

Estamos propondo algo construtivo. Aliás, algo construtivo foi proposto à direção da igreja, e não foi sequer considerado, e houve uma tentativa de ser mostrado na última quinta, o que foi bloqueado.
Sugiro a você se inteirar dos fatos, inclusive com a leitura da ata da convenção em Mossoró, que está publicada em um dos meus posts de hoje.
Anônimo disse…
Olha o horário de trabalho!