#SOSCulturaRN: discutindo cultura potiguar

Daqui a pouco, 15 h, iniciaremos mais um Tuitaço. Desta feita, pretendemos discutir temas relacionados à situação das Políticas Culturais, particularmente no Rio Grande do Norte. Ainda que se estimule a produção de textos sobre a [desastrosa] gestão de Ana de Hollanda à frente do Ministério da Cultura, a ideia é discutirmos as também desastrosas gestões de cultura em nível de município e estado.
Semana passada, a situação referente ao desmonte da Orquestra Sinfônica do RN e do Coral Canto do Povo vieram à público - assim como a informação de que o governo não pretende realizar novos concursos e estimula a Orquestra a organizar uma OSCIP para ser contratada pelo Estado - tornando terceirizados servidores concursados.
Junte a isso o estímulo aos eventos - como se gestão cultural fosse resumida apenas à cultura de eventos - e a falta de incentivo a projetos de formação artística e de platéia - como ficou evidente no episódio da reprovação do Projeto Cena Aberta Formação, da Casa da Ribeira, pela Comissão da Lei Câmara Cascudo.
Que política cultural temos na cidade? Como melhorar isso? Como avançaremos sem uma concreta ação em defesa da cultura? Afinal, a gente quer diversão e arte.

Comentários