E a direita veio falar sobre a Noruega

A direita, que andava sumida em minha timeline do twitter, apareceu para comentar o massacre na Noruega.  Já são 92 mortos.
No entanto, como lhe é característico, a direita chegou distorcendo.  A ênfase foi colocada em uma suposta homossexualidade do assassinAnders Behring Breivik e na sua fé cristã.  Nenhuma palavra sobre o que realmente importa: o pensamento de extrema direita que conduz um grupo ou indíviduo a atacar, de forma intolerante, os que lhe são diferentes.  
Breivik matou 85 jovens esquerdistas em um acampamento do partido do governo norueguês.  Mas isso não pode ser a ênfase dada pelos jornalistas, blogueiros e tuiteiros que representam o pensamento do moderno reacionário em nossas redondezas.  Isso seria um suícidio social - para além das suas práticas venais: relacionar seu pensamento diretamente aos atos de intolerância e morte.
Mais que isso não é possível abrir margem para que a opinião pública brasileira entenda que, à medida que se fortalece esse discurso de direita no Brasil, tornamos possível em nosso contexto tragédias como as de ontem na Noruega.

Comentários