Sobre as crises no #BlogProg

Um movimento auto-gerido e voluntário pode rever suas ações e construir modelos mais coerentes e de resultados mais efetivos - se a isso for desafiado.
Fechar questões antecipadamente, estando sob crítica, parece tentativa de manutenção de espaços políticos. Não vejo que isso, dessa forma, contribua com a nossa luta pela maior democratização da mídia e dos espaços públicos na blogosfera.  Excluir o #eblog da nossa convivência no #BlogProg também não nos ajudará - ao contrário.
Acredito, portanto, que as crises que vivem os movimentos de blogueiros progressistas são simples de serem contornadas se estivermos em acordo de que nosso papel não é ser linha auxiliar da comunicação do governo federal ou do partido A ou B.  É possível abrir mão de nossas posições e nossas verdades em prol da construção de consensos possíveis num movimento que tem como alvo final mais democracia, mais voz pública, mais acesso, mais participação política.  Nunca menos.  Nossas ações não podem nem devem contribuir com o esvaziamento da voz e participação política de nossos agentes na blogosfera.

Comentários