As críticas a @MiguelNicolelis

Já fui criticado algumas vezes - muitas, eu diria - pelo papel em defesa das ações do neurocientista Miguel Nicolelis aqui em Natal.  Pesa, evidentemente, a questão pessoal.  Mas o que me motiva - e a outros, estou certo -, é algo que vai além do pessoal.
Por trás do embate que trava Nicolelis com parte da mídia, da elite local e, agora, com um grupo de pesquisadores da UFRN há questões de fundo ideológico e social.  Não é pelo homem em si que vale a pena tentar desmascarar ataques e tramóias. É pelo que é pano de fundo, real, dessa disputa.
Os mesmos que me criticam por minha ação costumam ser aqueles que escrevem textos profundamente eivados de posicionamentos ideológicos contrastantes às posições de Miguel.  Ideológicos, reitero.
A disputa ideológica começou a se desenhar quando diversos usuários de redes sociais e jornalistas passaram a criticar Nicolelis com base em uma certa representação social sobre o papel do cientista que eles tinham.  Cientista tem que ser neutro e não pode criticar poder público, falar sobre futebol, ser gente e ter posicionamento político-ideológico.  A postura de Nicolelis é completamente diversa a essa.  A raiz dos problemas está aí.  
Nesse texto, eu comentei mais detalhadamente a questão.

Comentários