As regras serão do Instituto, diz Mercadante

Uma fala do ministro Aloizio Mercadante, da Ciência, Tecnologia e Inovação, passou "despercebida"pelos blogueiros e jornalistas adversários do neurocientista Miguel Nicolelis.  
Na sexta-feira passada, na aula magna do início do semestre da UFRN, Mercadante foi claro.  Referendou o que já havia sido deixado claro por Nicolelis e Sidarta Ribeiro: os equipamentos adquiridos com verba pública deverão ser partilhados por pesquisadores do IINN-ELS e da UFRN.  
A novidade ficou na declaração do ministro que não foi repercutida:  
O que nós queremos é apoiar tanto o núcleo que ficará na Universidade, quanto o núcleo que ficará com o Instituto de Neurociência.  A única coisa que nós exigimos é que os equipamentos sejam manipulados com regras estabelecidas pelo Instituto e disponibilizados tanto aqui [na UFRN] quanto lá [no IINN-ELS] para todos os pesquisadores que têm capacidade de utilizar esse equipamento.
O ministro fechou a questão.  Os equipamentos serão partilhados, mas segundo as regras e restrições que o IINN dispõe.  É evidente que precisa ser assim: há questões referentes à segurança de informações, propriedade intelectual e outras demandas estratégicas envolvidas.  O governo brasileiro não investiria tanto dinheiro nem assinaria PPPs com a AASDAP para ver o risco de conhecimento estratégico ser perdido por froxidão em regras de acesso e uso.

Minha dúvida é do porquê está fala de Mercadante só foi publicada, sem destaque, pelo Jornal de Hoje de sexta-feira.

Comentários