Como garantir a comunicação como direito da cidadania?

Além da matéria que citei aqui, o Le Monde Diplomatique traz um texto da jornalista Maria Pía Matta, presidente da Associação Mundial de Rádios Comunitárias. Ela traz algumas coisas interessantes:
Atualmente, a disputa pelo poder político passa necessariamente pela repartição do espectro eletromagnético utilizado no gerenciamento das agendas informativas, apontando a inevitável discussão sobre regulação dos meios de comunicação em busca de maior democratização da comunicação.
Diversas declarações de organismos internacionais de defesa da liberdade de expressão apóiam a regulação como ferramenta de promoção da diversidade e pluralismo de vozes, diz Maria Pía Matta.
Assim, diz a jornalista, a pergunta é: como garantir a comunicação como direito da cidadania? O tema poderia ser considerado complexo, poré uma das chaves está em evitar o monopólio e equilibrar a representação da diversidade de interesses e atores sociais no debate pública
A sociedade, no Brasil, precisa efetivamente discutir o assunto. Esta semana o que a Globo fez e o papel dos blogueiros sujos nessas denúncias demonstração a urgência dessa luta.

Comentários