#ForaMicarla: CEI dos Contratos e o boicote governista



Do Blog de Kallyna Kelly

Na tarde desta segunda-feira (29), no plenário da Câmara de Vereadores de Natal, teve início a primeira rodada de depoimentos dirigidas ao primeiro escalão da prefeitura do Natal, na CEI dos Contratos, com direito a transmissão ao vivo pela TV Câmara.

Os primeiros convidados foram a controladora Regina Mota, o Procurador Bruno Macedo, o secretário de Planejamento Antônio Luna e o secretário chefe da Casa Civil Kalazans Bezerra.

Com respostas evasivas e pouco elucidativas, nesse primeiro momento pareceu que a ordem do discurso que deveria ser adotado pelo time de frente da prefeita seria o do “desconhecimento”.
Regina Mota confessou ser fiadora do prédio onde hoje está instalada a Controladoria. Antônio Luna levou uma colinha de casa onde as respostas eram SIM ou NÃO, e que isso bastasse ao seu inquisidor. Kalazans Bezerra se furtou, por várias vezes, em responder os questionamentos, isso entre um entrevero e outro com o vereador Raniere Barbosa. Um pouco mais polido e economizando menos nas palavras, Bruno Macedo foi quem fez mais o uso da palavra.

Mas a surpresa maior ficou por conta do vereador Franklin Capistrano (PSB) que, logo no início dos trabalhos investigativos da tarde desta segunda-feira, entregou à Presidente da CEI, vereadora Júlia Arruda, formalização do pedido de sua saída da Comissão. Alegação: motivos pessoais. Franklin negou que tenha sido coagido pela prefeita para tomar tal decisão.

Apesar da segunda baixa, o vereador Edivan Martins, presidente da Casa, assegurou a indicação de novos membros e a continuidade dos trabalhos da CEI.

A presidente da CEI se pronunciou solicitando do vereador Edivan Martins e Júlio Protásio que ocupassem as vagas da Comissão. Júlio, fazendo uso da palavra, externou seu espanto com o anúncio “unilateral” de Capistrano, posto que foi uma decisão não discutida dentro do partido, surpreendendo a todos.

Vereadora Sargento Regina não perdeu a oportunidade de apontar o vereador Chagas Catarino como o próximo a jogar a toalha, alegando ser uma manobra governista para deixar a CEI somente com ela [Regina] e Júlia, o que a tornaria inviável e a levaria à extinção.

O que fica evidenciado é que, uma vez tendo sido inevitável a instalação da inconveniente CEI dos Contratos, dada a pressão popular insustentável pela Câmara (movimento #FORAMICARLA), tudo está sendo feito para parecer legal a extinção da Comissão. Fica uma nítida impressão de que um boicote está em curso com a saída, um por um, dos vereadores da bancada da prefeita.

A população está esclarecida com relação a existência e insistência para a instalação desta CEI, e qualquer ato escuso e amoral praticado que leve a sua extinção só trará mais desdobramentos desfavoráveis à reputação já tão combalida da prefeita Micarla de Sousa.

Com CEI ou sem CEI, eu só sei que o estrago na imagem da gestão borboleta já foi feito, e não foi pelos jovens acampados, ou pelos “fakes” das redes sociais (segundo a prefeita), ou pelos discursos contundentes dos vereadores da oposição, nem mesmo pelo clamor das ruas. O mérito fica por conta, exclusivamente, do amadorismo e incompetência gestora da Excelentíssima Senhora Prefeita Micarla de Sousa Weber. Uma prefeita Kamikaze.

Comentários