#ForaMicarla e #BonecoCidadaoLivre: Manifestantes pedem libertação de boneco



A #marchadosbonecos, convocada para protestar contra a prisão do Boneco Cidadão, durante uma manifestação, na manhã de ontem (15), no Centro de Natal, não contou com a adesão esperada. O assunto dominou as redes sociais, mas poucas pessoas atenderam ao chamado feito pelo Twitter e pelo Facebook e compareceram ao ato, na tarde desta terça-feira (16), em frente ao Palácio Felipe Camarão, sede da Prefeitura.

O Boneco Cidadão foi criado há 40 dias para denunciar os buracos na malha viária da cidade. O grupo de idealizadores é formado por líderes comunitários de vários bairros natalenses. Um deles é Francisco Gomes de Lima, morador do bairro de Mãe Luíza, na zona Leste, segundo quem o boneco de 3,5 metros de altura já percorreu 21 pontos da capital, apontando o estrago em que se encontravam esses locais.

Para Francisco Gomes, a criação do boneco é uma “forma lúdica de discutir um assunto sério”. Além de pedir a liberdade do boneco, a manifestação visava defender a liberdade de expressão. Um dos manifestantes se colocou em frente à entrada da Prefeitura, devidamente protegida pela Guarda Municipal, usando a mão como mordaça para protestar contra o “cala a boca” imposto pela prefeita Micarla de Sousa (PV).

O Boneco Cidadão foi apreendido pelos fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo e pelos homens da Guarda Municipal. Depois, foi transportado para a sede da Semurb, na viatura nº 13 e placa MZH 5701. Hoje pela manhã, os advogados do boneco – sim, o boneco tem advogado, perfil no Twitter (@boneco_cidadao) e até mesmo um blog – ingressaram com uma ação ordinária na Justiça (processo nº 0803461-29/2011), com pedido de tutela antecipada, pedindo a libertação do prisioneiro.

De acordo com Francisco Gomes, os servidores que apreenderam o boneco não deram nenhuma justificativa. “Disseram só que o boneco estava atrapalhando o trânsito, mas o que atrapalha mesmo são os buracos. O boneco estava prestando um serviço às pessoas, sinalizando para que ninguém viesse a cair no buraco”, ponderou.

O titular da Semurb, Bosco Afonso, afirmou que, até o momento, ninguém havia reclamado a posse do boneco. Ele disse que não tomou conhecimento da ação judicial pedindo a libertação do mesmo. Questionado se iria libertar o janota, o secretário informou que espera somente alguém aparecer para reclamá-lo.

Titular da Semurb diz, pelo Twitter, que ninguém reclamou a posse do boneco. 

“Não temos nada contra o boneco. Estamos esperando alguém se pronunciar. Vamos devolver, mas a pessoa vai ser notificada para não expor [o boneco] em lugar inapropriado”, explicou Bosco Afonso.

O secretário argumentou que o boneco estava ocupando o passeio público e levando risco às pessoas que passavam pelo local. Ele disse que a Prefeitura de Natal está “intensificando a retirada de todo objeto colocado em projeto impróprio”.

Perguntado se o boneco havia sido algemado e torturado, conforme denúncia que circulou pelas redes sociais, o secretário respondeu, com bom humor, que “o rapaz está sendo muito bem tratado”.

Comentários