#ForaMicarla: Para TCU, situação de Natal na Copa 2014 é preocupante

Do Portal No Minuto:

Mais um para dizer o óbvio, embora o Governo do Estado e a Prefeitura do Natal negem violentamente. A situação da capital potiguar na Copa do Mundo de 2014 é preocupante. E dessa vez quem diz não um é site ou portal, é o Tribunal de Contas da União (TCU).

Em acórdão (processo 028.888/2010-3) deliberado pelo pleno do TCU, chegou à conclusão que, no tange às responsabilidades da Prefeitura do Natal, não há uma única obra contratada para a mobilidade urbana da cidade.

Até junho de 2011, informa o relatório, 37 operações de financiamento para obras de mobilidade urbana foram contratadas, restando 17, "sendo: duas em Brasília; cinco em Recife; três em Natal; cinco em Fortaleza; e duas em Manaus"

"A situação me preocupa. A conclusão das obras de acessibilidade para as arenas de futebol é objeto de algumas das exigências da FIFA, bem como dos contratos de financiamentos dos estádios com o BNDES", escreveu o relator, ministro Valmir Campelo.
Em seguida, ele assinala: "Também foi público o ultimatum do Governo Federal para que todos os projetos de mobilidade urbana estivessem prontos até dezembro de 2011; essa era a condição para que pudessem fazer jus aos recursos prioritários dos programas de financiamento para a Copa".

O Estado não ficou para trás. Foi reiterado o enorme risco de a Arena das Dunas de tornar um "elefante branco", juntamente com os estádios de Manaus, Cuiabá e Brasília. O relatório lembra, entretanto, que o fato de o RN ter realizado Parceria Público Privada (PPP), os riscos são minimizados, mas ainda assim existentes.

Em determinado ponto, Campelo justifica o atraso de Natal: "o cronograma da obra do estádio, a Arena das Dunas, sofrerá atrasos porque foi deserta a licitação na modalidade de parceria público-privada para a demolição do atual estádio e construção do novo. Diante do insucesso da licitação, o Secretário Extraordinário para Assuntos da Copa no Rio Grande do Norte afirmou que a solução terá de ser discutida entre a prefeitura de Natal, o governo do Estado e o COL."

O relatório aponta ainda que o retorno da construão da Arena das Dunas, considerando o público que costuma frequentar os estádios no RN, é de 193 anos. Ao Governo do Estado, recomendou-se ainda a criação de uma espécie de portal da transparência exclusivamente para os gastos relacionados com o mundial.

Comentários