#ForaMicarla: SMS admite desabastecimento na rede de saúde


Do Portal No Minuto

A secretária municipal de Saúde, Perpétuo Socorro, admitiu que há um desabastecimento na rede de Natal. “Mas não é toda ela. Acontece um desabastecimento de itens causados pelos trâmites da compra de insumos”, disse.

De acordo com ela, um desabastecimento pontual é registrado na medida em que surgem dificuldades com fornecedores. “Alguns não se habilitam para as compras e outros entregam os insumos em quantidade inferior ao que pedimos”. Não foi explicado se o pagamento, nesse caso, é suspenso ou feito proporcionalmente à entrega realizada
A titular da SMS explicou que para contornar a situação o Município tem realizado compras emergenciais de medicamentos e aderido a atas de preços de outras secretarias, “o que também demanda tempo de entrega e pode contribuir para a falta de medicamentos”.

Na semana passada, o Ministério Público Estadual acatou denúncia oferecida pelo Sindicato dos Servidores Públicos de Natal (Sinsenat), que diz haver desabastecimento da rede, apesar de o Município, argumenta o sindicato, realizar compras emergenciais de medicamentos.

A secretária municipal de Saúde prometeu entregar ainda este ano a unidade de Atendimento Médico Especializado (AME) de Igapó, e que a questão do Departamento de Logística e Suporte (DLS) está sendo resolvida: “Renovamos o contrato com o Nuplam, da UFRN, justamente para gerenciar os insumos farmacêuticos”.

Comentários