Líbia: Sarkozy convoca Brasil para reunião entre "amigos da Líbia"

Do UOL:

O presidente da França, Nicolás Sarkozy, anunciou hoje a realização de uma conferência entre países "amigos da Líbia" para 1º de setembro em Paris, com o objetivo de discutir como será a reconstrução da Líbia. O presidente também afirmou que além dos países que integram o Grupo de Contato, a conferência deve contar ainda com Brasil, China e Índia como países convidados.
"Decidimos de pleno acordo com o primeiro-ministro inglês David Cameron convocar uma grande conferência internacional para ajudar a Líbia livre de amanhã", anunciou Sarkozy à imprensa, junto ao líder do comitê executivo do Conselho Nacional de Transição (CNT), Mahmoud Jibril.
A reunião "vai além do Grupo de Contato" da Líbia, que conta com 22 países, declarou Sarkozy à imprensa. "Nossa intenção é convidar nossos amigos chineses, russos, brasileiros e indianos", afirmou o presidente, referindo-se às nações pertencentes ao grupo composto pelas cinco maiores economias emergentes, que conta também com a África do Sul.

O encontro terá como objetivos "desbloquear os fundos líbios congelados nos bancos no exterior e de passar da fase da colaboração militar para a da colaboração civil para a reconstrução", disse Sarkozy.
Jibril manifestou a Sarkozy seu agradecimento pela decisão em marcar a reunião e ainda observou que "a data de 1º de setembro é muito significativa para o povo líbio" porque no mesmo dia, há 42 anos, Muammar Gaddafi chegava ao poder da Líbia derrubando rei Ídris I.

Enquanto não chega a data da reunião, Sarkozy atestou que a França está "disposta a continuar nas operações militares sobre o terreno no âmbito da resolução 1973 da ONU enquanto o povo líbio estiver ameaçado e enquanto ainda houver resistência".

Jibril, por sua vez, reafirmou que o terreno de batalha não acabou, uma vez que as forças de Gaddafi continuam a bombardear diversas cidades. "A proteção dos civis não acabou. O empenho sobre o terreno deve continuar", defendeu o líder do CNT.

Comentários