Mais um sem-terra é morto no Pará

Da Folha de São Paulo


O agricultor Valdemar Barbosa de Oliveira, 54, foi morto a tiros ontem em Marabá (sudeste do Pará). A Polícia Civil suspeita que o crime tenha sido motivado pela invasão de uma fazenda na cidade vizinha de Jacundá.
Casado, com três filhos, Oliveira integrava o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e liderou uma invasão em área da fazenda Califórnia.
No final do ano passado, segundo a CPT (Comissão Pastoral da Terra), as famílias foram despejadas pela Polícia Militar, mas ele dizia que as levaria de volta.
Em maio, ele registrou na polícia uma denúncia de ameaça por parte do dono da fazenda, Vicente Correa, que agora será intimado a depor.
A Folha não conseguiu localizá-lo para entrevista.
Oliveira foi abordado por dois homens numa moto quando andava de bicicleta em Marabá. Os tiros atingiram seu rosto e seu pescoço.
A morte ocorreu na mesma região onde foram mortos em 24 de maio os extrativistas José Claudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo. Os suspeitos do crime fugiram. Uma testemunha foi ouvida.
Pelo menos outras três mortes no campo foram registradas no sudeste e no sudoeste do Pará menos de 20 dias após a morte do casal.

Comentários