Os princípios das Organizações Globo: #etica

Parece que a situação das Organizações Globo piorou bastante depois que foi forçada a antecipar a publicação de seus princípios editoriais que, até agora, serviram apenas para serem descumpridos.

A última vítima da política editorial da Globo foi a blogueira que usa como pseudônimo Letícia Fernandes e tem causado repercussão com seu blog devido ao fato de estar se propondo a fazer sexo com cem homens  neste ano.

Republico abaixo seu post para que todos entendamos a história.  A essa altura, a entrevista, que estava lincada no site da Rádio, no programa de Antônio Carlos, foi tirada do ar.


Hoje acordei ao meio dia, como de costume. Abri os emails aqui do blog e vi algumas mensagens falando sobre uma entrevista minha à Rádio Globo, no programa do Antônio Carlos.

Como dei algumas entrevistas por telefone na última semana, fiquei imaginando se algum repórter havia repassado o áudio para a Rádio Globo. Eu acharia feio, antiético, mas pelo menos seria verdade.

Entrei no site da rádio e procurei a entrevista. Ela está aqui.

UPDATE: Tiraram a página do ar. Mas quem quiser ouvir o bizarro áudio, está aqui: http://cemhomenssemnocao.tumblr.com/post/9632722756/eis-a-entrevista

Meu choque começou quando o entrevistador me chamou de baiana (pois não nasci lá) e começou a sacanear a proposta do blog e a própria entrevistada. Que, quando começou a falar, eu percebi que simplesmente NÃO ERA EU!

A Rádio Globo jamais entrou em contato comigo para me entrevistar. Meu email está no site, e nem este "esforço" jornalístico foi feito. Eles acharam melhor pegar uma mulher qualquer, com evidentes problemas para se expressar, e fingir que era eu. O curioso é que eles leram parte do blog, pois trouxeram algumas informações que já coloquei por aqui.

A "entrevistada" é sacaneada o tempo todo pelo locutor, o que por si só já se configura uma tremenda falta de ética jornalística (ou qualquer ética). Ao final da suposta entrevista, a desconhecida ainda diz que basta os homens me escreverem com um número de telefone que eu retornarei.

Estou profundamente chocada com tudo isso. Não só porque usaram meu nome, mas sim porque isso mostra como nosso jornalismo está afundando em nome de algo que eu não sei muito bem o que é. Sensacionalismo? Sim, claro. Mas, como disse, não houve nem sequer uma tentativa de me entrevistar.

A Rádio Globo escolheu mentir para seus ouvintes. Isso é tão surreal que não consigo escrever mais nada neste momento.

Peço que por favor divulguem esse texto nas redes sociais. Se possível, com a tag #etica.

Algumas pessoas dizem que isso irá chamar a atenção para o meu blog e que eu vou ganhar dinheiro com isso. Dinheiro é bom sim e eu gosto (e preciso) muito. Mas esse meu pedido para divulgação não é para divulgar o blog em si, mas sim a mentira e a falta de respeito pelo ser humano. E como "ser humano" entendam eu mesma, que fui vítima dessa fraude, e vocês, que ouvem rádio, veem tv, leem jornais, revistas e sites. Não podemos nos deparar com essa falta de ética e assistirmos tudo de braços cruzados.

Ah, o twitter da Rádio Globo é @radioglobonoar.


Conto com vocês. Obrigada.

O @ivanmoraesfilho escreveu a respeito.

Comentários