Pausa para o futebol: A queda de Leandro Campos

Leandro Campos é um treinador grandemente vencedor.  Com o ABC, que ajudou a projetar e que o projetou também.  Disputou quatro finais, vencendo três.  Perdeu apenas o Campeonato do Nordeste, ano passado, para o time B do Vitória, no Frasqueirão - quatro dias após ter sido campeão brasileiro da série C contra o Ituitaba (atual Boa Esporte) no mesmo estádio.

O problema é que Leandro parecia ter se esgotado à frente do clube.  Ficou uma semana fora após ter sido derrotado no primeiro turno do campeonato estadual pelo Santa Cruz.  Torcida e dirigentes pediram o seu retorno.

Leandro entende de futebol.  Mas cometeu diversos erros nessas 16 rodadas do campeonato brasileiro da série B.  Talvez fosse seu limite à frente do clube.  Nas últimas rodadas, com a queda de rendimento do ABC, a situação estava insustentável.  Isso se você soma o fato de que até mesmo jogadores trazidos ao elenco eram escanteados e descartados pelo treinador, a coisa piora.



Escrevi alguns textos sobre o fato aqui e aqui.  O último foi muito mais incisivo.  Tive a impressão que Leandro estava a fim de sair, mas não queria pedir demissão.  Estava construindo o clima para sair.

Ontem chegou a hora.  Depois da segunda derrota em cinco jogos sem vitória.  O ABC caiu a nono, com quatro pontos de diferença para o primeiro clube no grupo dos quatro que sobem à Série A em 2012.  O ABC perdeu apenas três jogos, mas em compensação venceu apenas cinco.  São oito empates. Em competição por pontos corridos fica evidente que é melhor perder mais, vencendo mais também, do que empatar tanto.  Jogar para empatar, abdicar de jogar por causa de resultado, não é boa ideia.  Dos oito empates do ABC, se o time tivesse perdido cinco e vencido três teria conquistado mais pontos que com os resultados de igualdade.

O ABC chega para a 17a rodada, na terça-feira, com cinco vitórias (três em casa, duas fora) e oito empates (quatro em casa e quatro fora).

O time de Natal marcou 10 pontos em 27 possíveis fora de casa.  Tem um desempenho agora de 37%.  Quando da última vitória - contra o Guarani, fora de casa -, antes dessa série de cinco jogos, o desempenho fora de casa era de 50%, o melhor de todo campeonato.  Àquela altura, o ABC projetava terminar o campeonato 28 (28,5) pontos conquistados fora de casa.  Hoje, apenas 21.

Nos jogos em casa, o desempenho é de 61,9%, projetando 35 (35,2) pontos ao fim do campeonato.  O total seria de 56 pontos, completamente fora da briga pelo acesso.

No geral, o ABC marcou 23 em 48 possíveis, caindo abaixo de 50% de desempenho pela primeira vez no campeonato (47,9%).  Pode terminar melhor que isso a série B porque faltam-lhe 12 jogos em casa e 10 fora.  Precisa recuperar o desempenho, principalmente jogando no Frasqueirão.

Espero que a saída de Leandro Campos, grande treinador mas com modelo esgotado, ajude nisso.  De todo modo, o time teria que piorar ainda mais para passar a brigar por não cair - em vez de brigar para subir como tem sido até aqui.  Para isso, o ABC tem que escolher bem.

Comentários