Robinson Faria e a luta de José Agripino para salvar o DEM

No Rio Grande do Norte, o vice-governador Robinson Faria é o principal articulador para a fundação do
PSD.  Faria se notabilizou por, além de ser pai do deputado federal namorador de beldades Fábio Faria, comandar dois partidos.  Se era presidente estadual do PMN, tinha sob seu controle o PP no RN.
Quando decidiu acompanhar o prefeito Gilberto Kassab na fundação do PSD, levou consigo o seu grupo - maioria absoluta do PMN - e deixou sem liderança o PP, que enfrenta hoje uma severa crise devido a isso.  Além disso, viu uma outra faceta de seu grupo político em problemas. Afinal, é o vice-governador de uma governadora do DEM - principal alvo de desidratação política na luta de Kassab pela organização do novo partido.  Mais que isso, no estado do presidente nacional do Democratas, José Agripino Maia.
Robinson entrou em rota de colisão com José Agripino.  Ainda mais quando o DEM partiu para o contra-ataque, tentando impugnar as atas de convenção do novo partido, inclusive no RN.
Hoje à tarde, Robinson esteve com a governadora.  Anunciou a ruptura com Agripino e reforçou o apoio do seu grupo à governadora.
Alguns elementos chamam a atenção.  Primeiro é que em breve a única governadora do DEM será Rosalba, já que o catarinense Raimundo Colombo vai para o PSD.  Mas será que ela fica?  Tem dado sinais de aproximação com a presidenta Dima Rousseff.  Seu vice será fundador do PSD e rompeu com a principal liderança nacional de seu partido.  Não acho que Rosalba termine o mandato no DEM.

Comentários