Solidariedade à @elianalima

Nos últimos tempos tem havido o fortalecimento do papel das redes sociais, em particular o twitter, para o estabelecimento de relacionamentos e o diálogo entre partes interessadas - inclusive entre políticos e seus públicos de interesse, com ou sem a mediação da imprensa.
O fortalecimento desse papel está gerando situações complicadas para aqueles que não aprenderam, no mundo democrático e plural, a conviver com o diálogo - impertinente ou não - possibilitado por aqui.
Lembro, por exemplo, do erro estratégico cometido pela prefeita Micarla de Sousa ao bloquear no twitter todos os seus críticos.  Fui um dos primeiros a ser bloqueado.  Atualmente, com a postura revista, inclusive Micarla me segue no twitter.  Ainda assim, seus secretários, como Jean Valério ou Eugênio Bezerra, mantém o bloqueio.
Esta semana a vítima foi a jornalista Eliana Lima, que foi destratada pelo secretário Benito Gama:



Benito Gama
benitogama @elianalima # Está preocupada com minha vida particular? Seguramente quem paga minhas contas não é a mesma que paga as suas!
Eliana Lima
elianalima Mas pagamos o seu salário, com o nosso pobre-suado-rico-dinheirinho em impostos @benitogama Assim, nosso interesse vigilante.
Benito Gama
benitogama @elianalima # penso que Você faltou às aulas de ética jornalística na faculdade! Fiscalizar é uma coisa, ser abelhuda é outra!
Eliana Lima
elianalima Eliana Lima @benitogama Meu dever como jornalista, meu direito de cidadã. Já o senhor, pelo visto, ñ zela pelo dever público e despreza espírito público
Benito Gama
benitogama @elianalima # Eu conheço sua história e você deve também conhecer a minha. Espirito publico é uma coisa, sacanagem é outra!
Sei bem como é isso.  Os meus poucos leitores sabem como tem sido o tratamento comigo por parte de algumas figuras públicas do estado: a jornalista que me chamou de bastardo ou o outro que há três anos me ofende, aumentando o grau das ofensas para filho de goiamum ou Dirceu borboleta ao longo desse ano.
Sei o quanto de apoio a gente precisa quando se sente humilhado assim.  Tive muito apoio, especialmente quando Alex publicou o texto em que chamava de Dirceu borboleta do cientista.  Os apoios sempre foram pelo twitter ou por telefone.  Senti-me fortalecido.  Apoiado.
Por isso sei o quanto de apoio Eliana Lima precisa.

Só sinto falta que não tenha havido grandes manifestações públicas por parte de membros da imprensa - com algumas honrosas exceções - no caso que referi acima, que ainda será resolvido num tribunal.

Comentários