#Pinheirinho: Entrevista com Pedro Rios, em greve de fome (2a parte)


PEDRO RIOS: Eu queria também explicar porque exatamente o alvo Rede Globo.
A Rede Globo foi a que teve a participação mais ativa. A Globo tava lá através da Rede Vanguarda. Mas eu acredito profundamente que os jornalista mesmo, os jornalista da Rede Globo, os jornalistas do Rio de Janeiro, os jornalista de São Paulo, eles não sabiam o que estava acontecendo. Eles estão ali dentro da lógica da empresa. Eles devem  está tão assustados quanto eu, e quanto muitas pessoas estão assustadas. Eu sei que eles num sabem por que não tinha uma viva alma da imprensa de São José. Eram só afiliadas e os repórteres das afiliadas são muito mais doutrinados porque não têm voz nacional. Eles têm mais medo ainda de perder o emprego. Então, também gostaria de apelar pra consciência dos jornalistas que sabem o que aconteceu. Os jornalistas têm internet, eles podem ver. Pra que eles se manifestem porque cada minuto de silêncio deles é uma vítima que pode estar desaparecendo. Eles sabem disto. Eles sabem que o processo jurídico não vai dar  conta, e que agora é o momento da população civil falar que existe um limite para a lógica corporativa, existe um limite pra até onde a gente pode aceitar as coisas que todo mundo diz que são pra sempre mas que só fazem mal pra gente, não é?
ENTREVISTADOR: Você viu lá muita mídia, rádio, Jornal, TV…?
PEDRO RIOS: Não, não vi mídia, rádio, jornal, TV, nenhum… Só tinha TV Gazeta. Os locais. Os de São José. De fora de São José não tinha ninguém.
ENTREVISTADOR: Tipo como se não tivesse acontecendo nada.
PEDRO RIOS: Tipo nada. Tipo as afiliadas é que davam a notícia.
ENTREVISTADOR: E a agência internacional, BBC, Roiters,…?
PEDRO RIOS: Olha, pode ter tado lá, mas eu não vi. Agora Globo, a Globo mesmo. Jornalista daqui. Tinha a Vanguarda. Pode ter ido alguém do SBT. Apareceu o pessoal da Record, mas bem depois. Foi bastante, bastante moderado no tom. Eu acho que eles também não sabem a situação pra fazer a denúncia. Mas o abandono da mídia foi também previdentemente uma orquestra. Porque não é pouco grave o que aconteceu. É um desrespeito, porque mesmo que fosse mentira, mesmo que não tivesse havido assassinato. É um desrespeito que com as denúncias não tenha sido parado o processo. É uma afronta. E assim se vocês querem dizer que não têm prova, porque não mostram um corpo.  Mas, cara, mas prova, os vídeos mostram exatamente a agressão. Mostram que bebês tão com gás de pimenta. Bebê morre com gás de pimenta. Bebê precisa respirar.  Assim, os depoimentos é se alguém tivesse pisado em São José, se algum jornalista tivesse pisado sem São José, não teria coragem de exigir prova.
Assim, ninguém precisa de prova pra saber que não pode invadir domicilio de ninguém no domingo. Ninguém precisa saber de provas pra saber das outras milhões de leis que foram quebradas. E assim, os vídeos provam muito claramente como eles mentiram deslavadamente. Pra que dizer que não tinha ferido?
ENTREVISTADOR: Cara, alguém te falou quanto vale aquele terreno? Ou por quanto que ele tá sendo entregue pra massa falida?
PEDRO RIOS: Não mais eu sei que aquele terreno não é do Naji Nahas…
ENTREVISTADOR: Então, você não acha também que o Governo Federal não teve um descaso porque oitenta milhões não podiam tirar do caixa. Dizer, não a gente dá os oitenta milhões e deixa este povo aí.
PEDRO RIOS: Não, o Governo Federal tava tentando fazer isto. O Governo Federal foi afrontado porque aparentemente pro Naji Nahas o terreno vale mais de oitenta milhões e  ele resolveu tomar na força. E a PM expulsou o Governo Federal a tiro. Porque é isso. Geraldo Alckmin ficou por mais de cem horas dominando a cidade como se fosse um rei do co. A Policia Militar de São Paulo agiu como uma gangue, como uma gangue. E aí, os corpos que sumiram no microondas no Rio de Janeiro? Todo mundo sabe que morreu. Todo mundo sabe. Todo mundo sabe. Qualquer um que… Eu chorei na rua de medo, porque os policiais militares não faziam a menor, a menor, questão de esconder que eles estavam oprimindo, dominando, aquela região. Você ver o próprio padre fala: Não, só uma bomba de efeito. Só uma bomba. Agora eu pergunto se aquela bomba pega sua filha, você vai dizer que é só uma bomba?
ENTREVISTADOR: E eu vi que não foi só uma bomba, depois mostraram depois várias balas de borracha.
PEDRO RIOS: Não, é porque o padre não teve coragem de mentir por completo. O padre não teve coragem de dizer…
ENTREVISTADOR: Foi depois disto que expulsaram o pessoal da igreja…
PEDRO RIOS: Não,  foi, foi no dia, foi dois dias depois. Na verdade, ainda deram um prazo melhor. Naquela hora deram a ordem, mas eles não conseguiram. Aí, as pessoas foram embora no, às quatro horas do dia seguinte.
E agora eles estão lá sendo vigiados pelos assassinos, sabe? Sendo coagidos o tempo todo. Enquanto a gente não tomar uma atitude drástica, as provas só vão sumir. E aí a gente vai ficar nessa… E agora me diz aqui, que cidadão acha digna a forma como os bancos tratam a gente? Que cidadão acha digna a maneira que o Governo trata a gente? Que cidadão brasileiro acha aceitável esta postura de impunidade que todo mundo conhece.
Amigo, novidade não é o Governo massacrar pobre, não, prá banqueiro. Novidade é a gente poder lutar de volta. Por isso eu só saio daqui quando eu tiver o Governador do Estado preso em delito fragrante por violação dos direitos humanos. Não somente o Governador do Estado, como o senhor Naji Nahas, e o Daniel Dantas. E os juízes que são envolvidos em uma reintegração de posse que é evidentemente criminosa, sabe? Desculpa se a lei… eu tenho certeza que a lei do meu País, eu tenho certeza que a lei do meu País não permite que se expulsem seis mil pessoas pra dar um terreno pro Naji Nahas. E um terreno que já tinha que ter entrado no programa habitacional da prefeitura, sabe? A quantidade de leis quebradas só me deixam convicto e calmo, porque eu sei que a única maneira destes bandidos escaparem é o caso de ser abafado. A sociedade precisa discutir isso, porque se a sociedade discutir, a sociedade é a única força pra aplicar a lei. A lei brasileira foi rasgada. Foi um roubo. Em primeiro lugar, Pinheirinho foi um roubo. Um latrocínio na verdade.
ENTREVISTADOR: Isto pode abrir um precedente pra outras coisas iguais, não é?
PEDRO RIOS: Quero ver me processarem. Se não tem rabo preso, se o governo do Estado não tem rabo preso me processa. Faz uma intervenção lá. Eu só quero uma investigação séria, independente. Para isso agora e faz uma investigação internacional pra ver o que vai acontecer. Eles não vão fazer nada comigo.
ENTREVISTADOR: Eu vi na BBC que a Anistia Internacional já se manifestou…
PEDRO RIOS: A Anistia Internacional, a ONU. Assim, a imprensa internacional vai aparecer. Vai aparecer. E quanto mais o Governo Federal demorar pra tomar uma atitude pra prender estes criminosos, quanto mais os jornalistas que agora sabem, porque agora viu, porque todo mundo viu, ficarem quietos mais feios vai ficar pra eles. A população tá de saco cheio, amigo.

Comentários