Secretária de Segurança se pronuncia sobre denúncias contra policiais

A nota divulgada pela Secretaria de Segurança sobre as denúncias publicadas ontem pela Tribuna do Norte foi extremamente infeliz.
Em primeiro lugar é praxe, por motivos óbvios, o recolhimento de denúncias anônimas contra operadores de segurança. Se um policial é suspeito de cometer crimes, evidentemente que o denunciante corre risco de ser morto ou sofrer violação de direitos caso se conheça sua denúncia.
Aliás a nota põe em xeque a credibilidade da investigacao, uma vez que, mesmo afirmando que as denúncias serão investigadas, garante que pretende descobrir a origem do documento (para punir quem fez a denúncia?), que é desqualificado ao se afirmar que a "denúncia foi feita de forma criminosa".
Há pelo menos um indício forte em favor da denúncia, protocolada em junho de 2011 - três meses antes da Operação Pecado Capital: a remoção do delegado Matias Laurentino para abafar as investigações contra Rychardson Macedo (identificado como testa de ferro de Gilson Moura) foi também demonstrada pelo Ministério Público estadual.  O que por si só desacredita a nota da Sesed quando
esta diz que "mudanças que ocorreram, no ano passado, em cargos na Delegacia Geral de Polícia Civil (Degepol), podem ter desagrado algumas pessoas, que teriam ficado chateadas, passando a promover tais 'denúncias', com o intuito de causar tumulto na instituição".
Uma dúvida que me resta é se o Ministério Público, na pessoa do promotor Wendell Bethoven, vai participar dessa investigação sigilosa. Aliás, nenhum veículo se interessou em ouví-lo sobre o assunto?

http://tribunadonorte.com.br/noticia/secretaria-de-seguranca-emite-nota-sobre-supostos-crimes-de-delegados/217155

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte (Sesed/RN) emitiu nota de esclarecimento na manhã desta segunda-feira (9) sobre a matéria publicada pela TRIBUNA DO NORTE neste domingo (8) que trata de supostos crimes cometidos por delegados da Polícia Civil no Estado.

Na nota, o secretário Aldair da Rocha frisa o "compromisso de continuar trabalhando em prol dos potiguares, sempre respeitando os direitos dos cidadãos e combatendo a criminalidade".

Segue a íntegra da nota:

"A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte (Sesed), diante de matéria publicada pelo jornal Tribuna do Norte, neste domingo, intitulada "Polícia Civil na mira de investigação", esclarece à sociedade:

1) a denúncia foi feita de forma criminosa, pois o "denunciante" identificou-se como sendo o Sinpol, e o próprio Sindicato dos Policiais Civis do RN já declarou não ter sido autor do relato que aponta o suposto envolvimento de servidores públicos com irregularidades;

2) mudanças que ocorreram, no ano passado, em cargos na Delegacia Geral de Polícia Civil (Degepol), podem ter desagrado algumas pessoas, que teriam ficado chateadas, passando a promover tais "denúncias", com o intuito de causar tumulto na instituição;

3) o subsecretário da Sesed, delegado de Polícia Federal aposentado Airton de Sá Ferraz, citado equivocadamente na reportagem como secretário-adjunto, não tem nenhuma sobrinha morando em Natal;
 
4) a origem do documento será investigada;
 
5) o caso está sendo investigado por meio de processo administrativo e de inquérito policial e, caso seja comprovada alguma prática ilegal por parte de servidores, que terão assegurado o amplo direito de defesa, esses serão penalizados, de acordo com a legislação.

A Sesed reforça seu compromisso de continuar trabalhando em prol dos potiguares, sempre respeitando os direitos dos cidadãos e combatendo a criminalidade.

ALDAIR DA ROCHA

Secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social".

Comentários