#Caixa2doDEMnoRN: Publicação de áudios teria motivado reabertura de processo

Agradeço a Barbosa pela deferência no seu editorial abaixo.
Por Carlos A. Barbosa
Blog do Barbosa
Não se pode afirmar categoricamente, mas assim como o colega Daniel Dantas Lemos, desconfio que a publicação de áudios em seu blog, o De olho no discurso, com interceptações telefônicas feitas pelo Ministério Público com autorização judicial sobe um suposto Caixa 2 na campanha de Rosalba Ciarlini – atual governadora do RN – ao Senado em 2006, quase seis anos depois, fez com que o processo fosse reaberto.
Segundo o jornalista, de acordo com nota do MP, que inclusive cheguei a publicar no blog, divulgada no dia 24 de maio, o processo de investigação que resultou na interceptação telefônica está sob o número 137.06 .000539-0. O processo teve baixa definitiva em 28 de maio deste ano, mas foi reativado em 13 de junho último e consta o registro de uma petição.
Dantas afirma no De Olho no discurso que chama a atenção que o processo referido diz unicamente respeito ao sigilo telefônico dos investigados. A ação penal original não está referida ali.
- A pergunta óbvia que fica é o que motivou a reativação do processo – coincidentemente após a publicação dos áudios de 2006 que implicam o então PFL e no mesmo dia em que Eliana Lima veiculou uma entrevista com o procurador -geral de Justiça, Manoel Onofre Neto. E, segundo o Portal de Serviços e-Saj, o processo tem "segredo de justiça". Enquanto isso, aguardamos as informações referentes ao caso na Procuradoria Geral da República, conclui o jornalista.
Pois muito bem: Isso significa dizer que o assunto não morreu como muitos pensavam. Aliás, se está sob "segredo de justiça" é porque a coisa é grave e pode implicar "peixes graúdos".
Parabenizo aqui o jovem jornalista Daniel Dantas Lemos pela sua persistência. Jornalismo se faz com fatos, e o Caixa 2 de Rosalba quer queira alguns ou não é um fato. A conferir!

Comentários