Operação Assepsia: Consultor contratado pela SMS recebia R$ 22 mil por mês

Jonei Lunkes veio para Natal como representante do IPAS na tarefa de prestar assessoria na instalação da UPA de Pajuçara e, depois, administrá-la.
Em pouco tempo, no entanto, convidado por Thiago Trindade e Alexandre Magno, passou a prestar consultoria diretamente à SMS, ocupando, inclusive, uma sala no Novotel Ladeira do Sol.  Lunkes, para poder ser contratado, abriu uma empresa de consultoria.  O pagamento era feito pelo IPAS através da UPA.  Pelo serviço eram pagos R$ 22 mil mensais:

Na condição de consultor, Lunkes repassou para Paulo Magnus a minuta do edital para UPA, que seria lançado após o período de contratação emergencial.  Jonei enviou o e-mail com a minuta em 06 de outubro de 2010 e o edital foi publicado apenas em 13 de novembro.
Posteriormente, Jonei orienta Magnus sobre as possibilidades de modificação do edital para favorecer o IPAS.  Desse modo, conclui o MP, fica evidenciado que a contratação da consultoria de Jonei Lunkes atendia o interesse do então secretário Thiago Trindade e do procurador Alexandre Magno pela manutenção dos contratos em favor do esquema criminoso.  Jonei coordenou o processo licitatório que por fim contratou o IPAS, que pagava seu salário.

Comentários