Como no caso da Operação Assepsia, diretores do Idema fazem viagem à Espanha

A viagem que será paga pelo grupo Iberdrola tentou ser explicada pelo diretor técnico do Idema. A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) autorizou a viagem.
O caso é exatamente igual à viagem à Espanha paga pela Associação Marca ao ex-secretário Thiago Trindade. Thiago disse não ter feito a viagem, mas admitiu o convite para participar de um evento em Barcelona.
Naquele caso, a viagem contribuiu na investigação e no pedido de prisão contra o ex-secretário. E agora?
Abaixo nota sobre o caso de Anna Ruth.

O diretor Técnico do Idema, Jalmir Fernandes Júnior, afirmou que a viagem internacional à Espanha, que será feita por uma comitiva de três funcionários do Idema, é oficial e foi autorizada pela governadora Rosalba Ciarlini. Ele definiu como uma "viagem de estudos" para conhecer os novos processos no segmento de energia eólica que estão sendo usados na Espanha. O diretor do Idema disse que o grupo Iberdrola atua no Estado com todas as licenças em dias e não há qualquer pedido tramitando no Idema.

"Essa é uma viagem de estudo, depois reuniremos o grupo para passar os conhecimentos adquiridos", disse o diretor Técnico, em entrevista ao Panorama Político, da Rádio Globo Natal.

Sobre a presença do chefe de Gabinete na comitiva, Jalmir Fernandes explicou que ele ficará responsável por elaborar o relatório da viagem do grupo.

O diretor Técnico explicou que na "viagem de estudo" os cofres públicos serão economizados, já que as passagens e hospedagens serão custeadas pela empresa. Mas qual a contrapartida para Iberdrola? "Ela poderá mostrar os processos mais avançados que já são feitos na Europa", respondeu.

Jalmir Fernandes descartou que o fato da empresa custear a passagem comprometa a isenção dos técnicos do Idema no momento de analisarem novos processos de licenciamento. Ele afirmou que todo trabalho é transparente e não trará (a viagem) qualquer comprometimento com a empresa.

Comentários