Operação Assepsia: Giselle Gobbi, superintendente da Marca e braço direito de Tufi Meres

Quando Risiely Lunkes deixou a administração da UPA de Pajuçara, foi substituída por uma personagem identificada por "Gicely" na petição do MP. Uma conversa entre Gicely e Risiely foi divulgada com autorização do juiz.
"Gicely" seria Giselle Gobbi, conhecida por ser braço direito de Tufi Meres. Giselle foi secretária de saúde de Engenheiro Paulo de Frotin (RJ) e ocupou cargos no Conselho Estadual de Saúde do RJ, presidido por Antônio Carlos Oliveira, o Maninho, preso na Operação Assepsia. Todos teriam ligações com Jorge Picciani, ex-presidente da Assembléia Legislativa do Rio e aliado de todos os recentes ex-governadores do estado.
É de Maninho o texto laudatório a Giselle abaixo, publicado no site do Conselho (http://www.cosemsrj.org.br/not_homenagem_gisele.html)

Falar de Giselle Gobbi não é uma tarefa difícil, pois sua história de vida nos deixa lições importantes de lutas e vitórias, de quem aprende ensinando e ensina aprendendo. Porém é uma tarefa de extrema responsabilidade, pois sua vida, seu trabalho e sua coragem são exemplos da grande mulher e grande profissional que é.

No início deste ano, Giselle está deixando a gestão da secretaria municipal de saúde de Engenheiro Paulo de Frontin para alçar novos vôos. Certamente fará muita falta no convívio decisório de secretários e na direção do Cosems RJ. Ao mesmo tempo, sua competência, responsabilidade e seriedade continuarão abrilhantando o trabalho do Conselho, do qual passa a ser assessora. Felizmente, isso quer dizer que Giselle continuará trabalhando em prol de melhorias na saúde dos municípios do estado.

Pedagoga, militou na área de educação de 1988 a 1999, ano em que iniciou sua trajetória na área de saúde, deixando sua marca de competência e trabalho por onde passou nesses últimos 10 anos. Na convivência com os colegas, Giselle sempre procurou mesclar de maneira harmônica amizade, cordialidade, cobrança e firmeza.

Gisele deixa marcas profundas para nós gestores, de que se não é possível atingir o sonhado, que façamos o possível, pois o possível já é muito melhor do que o impossível.

Atuação na saúde

Sua primeira função na área de saúde, em 1999, foi como coordenadora administrativa do SUS no município de Paraíba do Sul. Assumindo a gestão municipal ainda naquele ano, ficou como secretária municipal de saúde até março de 2003, sendo indicada também como vice-regional Cosems RJ da Região Centro-Sul fluminense no ano de 2002.

No período em que esteve à frente da gestão municipal de saúde do município de Paraíba do Sul, Giselle assumiu importantes e estratégicas funções na região. Foi instrutora do Pólo de Capacitação em Saúde da Família do Rio de Janeiro (PCSF-RJ) – Núcleo Universidade Severino Sombra, em Vassouras, em 2001, e secretária executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Centro-Sul Fluminense (CIS-CS RJ) de julho de 2001 a março de 2003. As funções assumidas por Giselle contribuíram para o crescimento e fortalecimento do SUS regional e já sinalizavam sua presença e forte expressão no cenário político e social do estado do Rio de Janeiro.

Em 2003, assumiu a função de chefe de gabinete da Subsecretaria de Desenvolvimento do Sistema de Saúde da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ). Sua trajetória lá é reconhecida até hoje pelo dinamismo, seriedade, responsabilidade e competência com que assumia suas funções. No período em que trabalhou na SES-RJ, Giselle foi Diretora Geral do Centro de Acompanhamento e Controle, membro da Câmara Técnica da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) pela SES-RJ, membro do Grupo de Trabalho da Secretaria de Estado de Saúde no IASERJ, Supervisora da Rede de Centrais de Regulação para as regiões Centro Sul e Médio Paraíba. Giselle foi, também, Diretora Geral do Centro de Acompanhamento e Controle da SES-RJ.

No início de 2007, Giselle foi Assessora do Gabinete do Secretário de Estado de Saúde e Assessora de Planejamento da Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil. Além disso, foi consultora do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), de dezembro de 2007 a Março de 2008, Assessora do Cosems RJ de abril de 2007 a agosto de 2008, Assessora Técnica da Subsecretaria de Desenvolvimento do Sistema de Saúde da Sesdec e Diretora da Escola de Formação Técnica em Saúde Enfermeira Isabel dos Santos em 2008.

Em janeiro de 2009, Giselle retornou ao cenário municipal da gestão em saúde, assumindo a função de secretária municipal de Saúde do de Engenheiro Paulo de Frontin, função que exercida até janeiro de 2010. Ela assumiu, ainda outras funções estratégicas para a saúde no estado do Rio de Janeiro, como o cargo de Tesoureira do Cosems RJ desde março de 2009, membro da CIB a partir de abril 2009 e Secretária Extraordinária de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde do CONASEMS a partir de maio de 2009. Giselle encara o SUS como um sistema de abrangência universal, como é preconizado pela Constituição, e o vê como um sistema que dá oportunidades para todas as classes sociais e resolutivo em pequenas e em grades coisas.

Guerreira, otimista “de carteirinha”, solícita e competente, Giselle tem muito a nos ensinar. Mãe e companheira dedicada, em família ela também é fonte de conselhos, conhecimento e carinho. Pela pessoa que é e por toda a trajetória profissional, por sua indiscutível contribuição à saúde no estado do Rio de Janeiro - seja no âmbito estadual, regional ou municipal -, por sua determinação e coragem, o Cosems RJ presta uma pequena homenagem a essa grande mulher. Parabéns, Giselle. Sucesso!

Comentários

Anônimo disse…
Sou representante de uma Organização Social aqui na Cidade do Rio de Janeiro, trabalhamos de forma série e correta, entretanto, agora percebemos o porque de nossa desclassificação em licitação realizada.
As pessoas envolvidas na Marca e outras que fazem parte do Grupo comandada pelo Dr. Tufy, vulgo o "gordinho da serra", ganha tudo o que querem, pois os acertos já traçados anteriormente, impede a participação de qualquer Organização estranha a esta quadrilha, enfim é o retrato da política desenvolvida em todo nosso País.