Petroleiros aprovam greve, com parada de produção, para o dia 20

Aprovada em assembleias de trabalhadores, o Sindipetro comunicou à gestão da Petrobras no RN a previsão de greve, com parada de produção, a partir da meia noite do dia 20 de julho, próxima sexta-feira.
O movimento é nacional e deve garantir o respeito à lei de greve no que diz respeito à manutenção de um efetivo mínimo trabalhando.
O pleito dos trabalhadores é sobre a política de remuneração da empresa, especialmente o pagamento de Participação nos Lucros e Rendimentos.   No comparativo a 2010, a Petrobras em 2011 teve um lucro cerca de 30% menos.  Ainda assim, garantiu um repasse maior de dividendos aos acionistas do que no ano anterior.  No entanto, o valor reservado ao pagamento de participação nos lucros e rendimentos aos empregados da empresa foi bem menor.  Ou seja, com lucro menor, a Petrobras retribuiu mais dinheiro a acionistas e diminuiu a remuneração de seus trabalhadores.
Além disso, nos últimos anos a empresa tem mantido uma política de pagamento de bônus ao corpo gerencial - ano passado, esse bônus, pago com recursos da PLR, correspondeu ao valor de uma remuneração integral dos gerentes e corpo diretor da empresa.  A remuneração dos gerentes é variável, mas pode superar R$ 20 mil.
Na próxima terça-feira, 17, a Petrobras promete apresentar uma nova proposta para a PLR dos empregados.  O objetivo é desmobilizar o movimento grevista nacional.

Comentários