Depois do AI-5 de Rosalba, o Pacote de Abril de Ricardo Motta

O presidente da Assembléia Legislativa, Ricardo Motta, diferentemente do que fizeram os outros dirigentes do Poder Público no RN e no Brasil, se recusou a cumprir a Lei de Acesso à Informação e não publicou os salários da Assembléia Legislativa.
Vocês lembram do AI-5 de Rosalba? É algo tão grave que contando para conhecidos de
outros estados eles não acreditaram.
Até qdo obscurantismo imperará na terra de Poti?
Depois do AI-5 de Rosalba, temos o Pacote de Abril de RMota, em Agosto.
No princípio esses probos foram contra Lei 9840, depois foram contra a FICHA LIMPA e agora , a Assembléia se coloca como líder das trevas cívicas. Poderá o presidente e a mesa diretora pagar caro perante a História que "atropela indiferente todo aquele que a negue", como nos cantava aquele poeta generoso.
Não se trata de fazer fofoca com o dinheiro alheio, nem querer ferir a privacidade de Servidores.
A entrada em vigor da Lei de Acesso à Informação é uma janela de luz em meio a tantas e tamanhas maracutaias e desmandos, para que o estado e a sociedade brasileira reaprumem sua caminhada para transformar o Brasil na grande potência mundial.
Essa caminhada tem sido atravancada porque logo de início a Constituição Federal foi desconhecida quando  estatui que todo poder emana do povo e em seu nome deve ser exercido.
O patrimonialisno das nossas elites sempre procurou minar a carta da Primavera de 1988. Vejam o que fizeram e fazem com o SUS. Vejam que FHC também a esquartejou, como Portugal fez com o corpo de Tiradentes.
A Assembléia Legislativa precisa entender que a mesma existe em função do povo. Não é o povo que existe em sua função.
O cidadão brasileiro, paga a mior carga tributária do planeta. Não tem bons serviços e quase não tem conhecimento de como os recursos são utilizados. Mas desconfia. Talvez por isso tantas denúncias e tantos escândalos (os que os editores permitem publicar).
Desde 2009, uma jornada de Conferências, está construindo a nova Democracia brasileira. Destas jornadas, sairam a formulação da Ficha Limpa que vogará nesta eleição e, sobretudo, singrou caminhos inéditos como nas Conferências de Segurança Pública e a I CONFERÊNCIA DE CONTROLE SOCIAL , TRANSPARÊNCIA E SUPERAÇÃO DA CORRUPÇÃO.
A lei de acesso à informação veio compartilhar com a senzala , aspectos que só eram tratados na Casa Grande.
Como disse, não se trata de promover a fofoca, mas de dar Transparência ao manuseio dos recursos do erário, do povo.
Inocentes úteis, até do Movimento Sindical, tem se prestado ao papel de servir de luva para a trágica decisão do probo José Sarney no senado, repetido aqui por Ricardo Motta.
Todos os problemas que afligem a nossa razão, ocorrem por falta de trasnparência que permitem que as bestas feras do patrimonialismo se assenhorem das nossas riquesas enquanto crianças e o povo em geral, morrem até de doenças mediévais como a Dengue, em prontos socorros inviabilizados por prefeitos e governantes insensíveis e dolosamente cruéis.
O Brasil é talvez o paradeiro mais rico do planeta e essa riquesa tem que chegar a todos os lares brasileiros, corrigindo-se distorções e perversidades inviabilizadoras da nossa grande nação como o analfabetismo, a violência, a tragédia da educação e da saúde.
Romper com o velho é sempre difícil, mas um necessário debate a ser travado.
Valho-me desse espaço digital para conclamar potiguares a nos indignarmos com a chincana feita pela Assembléia e exigirmos a imediata publicação dos salários. Publicação esclarecedora e resgatadora da harmonia entre os poderes partida pelo estabanado gesto do Presidente daquela casa.
TRANSPARÊNCIA, FICHA LIMPA, ORÇAMENTO PARTICIPATIVO, ALFABETIZAÇÃO E SAÚDE PARA TODOS!
POR UM PLENO ESTADO DE DIREITO!

Comentários