OAB-RN instala Comissão da Verdade e da Memória


“Precisamos ajudar o Rio Grande do Norte e o Brasil a contar a sua história, para que as famílias que tiveram parentes torturados durante a Ditadura Militar possam entender o que de fato aconteceu com eles. Queremos saber a verdade”. Foi com estas palavras que o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Rio Grande do Norte, Paulo Eduardo Teixeira, instalou a Comissão da Verdade e da Memória. A Portaria num. 08/2012 – SG/OAB/RN entrou em vigor nesta quinta-feira (16), durante a reunião do Conselho Seccional.

A Comissão da Verdade e da Memória possui 12 integrantes, de várias gerações. Marcos Guerra, um dos membros que vivenciou o período da Ditadura Militar no Brasil falou da satisfação que sentia ao fazer parte desse momento tão importante para o RN. “Sinto-me orgulhoso de fazer parte do futuro que estamos construindo. Conseguir unir várias gerações de pessoas comprometidas com o passado, o presente e o futuro nos da certeza de que nossa história precisa ser contada”.

Para Natália Bonavides, uma das integrantes mais novas da Comissão da Verdade, é fundamental para o Estado conseguir entender tudo o que se passou durante aquele período de tortura. “Para nossa geração é muito importante que seja instalada essa comissão. Um povo sem memória é um povo sem história”.

A Comissão da Verdade e da Memória, segundo explicou seu presidente Djamiro Ferreira Acipreste Sobrinho, tem como compromisso esclarecer o que aconteceu durante a ditadura. “A verdade tem que ser contada para quem não viveu durante essa época”.

Lista dos advogados que compõem a Comissão da Verdade e da Memória da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Rio Grande do Norte:

Presidente: Djamiro Ferreira Acipreste Sobrinho - OAB/RN num. 4533;
Vice-Presidente: Marcos Dionísio Medeiros Caldas - OAB/RN num. 1917;
Membro: Cíntia Bezerra de Melo Pereira Nunes - OAB/RN num. 9908;
Membro: Daniel Alves Pessoa - OAB/RN num. 4005;
Membro: Evandro Minchoni - OAB/RN num. 4196;
Membro: Flaviana Marques de Azevedo - OAB/RN num. 9736;
Membro: Hélio Miguel Santos Bezerra - OAB/RN num. 9703;
Membro: Alexander Henrique Nunes Gurgel - OAB/RN num. 4597;
Membro: Marcos José de Castro Guerra - OAB/RN num. 342;
Membro: Natália Bastos Bonavides - OAB/RN num. 9683;
Membro: Gustavo Henrique Freire Barbosa – OAB/RN num. 9710;
Membro: Natália de Sena Alves – OAB/RN num. 10654.

Comentários