#ForaMicarla: Ações da prefeitura ameaçam rede de atendimento da saúde

As ações do poder público no RN e em Natal são cada vez mais afrontadoras aos direitos humanos mais básicos. A prefeitura tem atuado para desmontar o sistema de saúde pública da cidade - ainda que privilegie o sistema terceirizado através de OS.

Na sexta-feira, a SMS ordenou o fechamento das unidades de Cidade Satélite e de Mãe Luiza. Já tinha feito semelhante com o Sandra Celeste.

No fim de semana, os trabalhadores se mobilizaram. Articulam ações nas ruas a partir de hoje, convocando os cidadãos - maiores vítimas - a defenderem o SUS em Natal.

A seguir, o relato das decisões tomadas pelos trabalhadores em função dos absurdos cometidos pelo município:

Após suspensão do atendimento no Sandra Celeste a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS/Natal) órgão da Prefeitura do Natal continua executando uma agenda de desmonte da rede do sistema municipal de saúde de Natal que está ocorrendo com suspensão de serviços de saúde e fechamento de unidades, sexta feira (14/09) foi vez do Pronto Atendimento de Satélite (Pronto Socorro 24 horas) e de Mãe Luiza. 
Profissionais de Saúde reunidos na própria unidade do Satélite no sábado dia 15/09 com presença de profissionais e usuários do SUS indignados e perplexos com o que está acontecendo protestam e cobram da prefeitura da cidade do Natal a garantia da normalidade...
Como se deu...
A SMS/Natal através do memorando circular Nº 054/2012 comunica em 14/09 aos Distritos Sanitários de Unidades de Pronto Atendimento (Mãe Luiza/Satélite/Pescadores/Sandra Celeste); Maternidades (Quintas/Leide Morais/Felipe Camarão) e SAMU Natal o remanejamento dos médicos e profissionais de enfermagem da Unidade de Pronto Atendimento de Satélite (Pronto Socorro 24 horas) e de Mãe Luiza para o Hospital dos Pescadores que foi tomada sem ouvir o CMS/Natal.
 
A iniciativa dos profissionais...
Os profissionais de saúde da Unidade de Satélite convocaram uma reunião que foi coordenada pelo CMS-Natal e pelo Sinsenat para discutir esta intempestiva e problemática decisão da Prefeitura através da SMS-Natal que fere o direito da população a oferta de serviços. Participaram da reunião os conselhos de saúde (CMS/Natal, CES-RN), entidades sindicais de Trabalhadores (Sindsaúde, Sinsenat), COREN-RN, organizações comunitárias e o Vereador George Câmara.
Agenda construída no coletivo...
A reunião teve cobertura de veículos da imprensa e os presentes acordaram que os profissionais devem permanecer na unidade atendendo o que for possível e em um estado de vigília cívica constituído de várias atividades de debate, mobilização da população, assembléias, reunião conjunta CMS/Natal e CES-RN para deliberar sobre este plano de reorganização da rede, produção de carta à população e ato público que estará acontecendo por toda a próxima semana. 
Foi proposto também articular junto a outros atores institucionais e sociais a ampliação desta mobilização social com a participação do Sinmed, outros sindicatos e conselhos de profissionais de saúde, de estudantes, usuários do SUS, do Fórum Estadual contra a Privatização e o Fórum em Defesa da Saúde Pública.

Comentários