Operação Assepsia: Em abril, blog do Garotinho mostrou ligações de acusados com Eduardo Paes

Do Blog do Garotinho

Conforme revelou a revista VEJA, o Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (IABAS) é uma Organização Social de São Paulo que desde 2009 vem assinando sem licitação vários contratos milionários com a Prefeitura do Rio e o secretário HANS DOHMANN, para administrar as UPAs. Hans Dohman e Sérgio Cortes trabalhavam junto no INTO (Instituto de Traumato-Ortopedia). Foi Côrtes que indicou Dohmann para ser secretário de Saúde de Eduardo Paes. 




Quem assinou os contratos pelo IABAS (como este acima) foi o coronel médico da reserva do Corpo de Bombeiros RICARDO JOSÉ DE OLIVEIRA E SILVA. Ele foi desmascarado em 2011 pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte, quando tentou emplacar em Natal outra OS chamada ITCI. Vejam que ele chegou a mentir para os promotores tentando esconder seus vínculos. 




As conexões entre Sérgio Cortes e esse coronel Ricardo Oliveira ficaram muito claras quando surgiram os nomes das outras pessoas que estavam operando com ele em Natal. 
O primeiro nome do staff de Ricardo Oliveira era SAULO PEREIRA FERNANDES, nada menos que o Assessor Especial de Sérgio Cortes na Secretaria de Saúde aqui no Rio. 




Em Natal, Saulo Pereira dava entrevistas como Gerente do ITCI, até que o Ministério Público descobriu a tramóia e acabou com a farra 




Outro nome muito ligado a Sérgio Cortes e que também estava atuando na conexão Rio-Natal era o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros RAFAEL AMOREIRA PAIXÃO, que aparece na foto abaixo falando em nome do ITCI em Natal. 




A confiança no tenente-coronel BM Rafael Paixão é tão grande que Sérgio Cortes o havia nomeado aqui no Rio para ser o fiscal de um contrato de R$ 13 MILHÕES entre a sua Secretaria de Saúde e a empresa TOESA SERVICE (aquela flagrada pedindo propina no Fantástico). 





A certeza de que estamos diante de um grande esquema montado por Sérgio Cortes vem agora, pois a principal empresa que prestava serviços para o ITCI em Natal era a desconhecida TEFÉ TEFÉ SERVIÇOS DE SAÚDE LTDA. 

Imaginem a surpresa em descobrir que o endereço da TEFÉ TEFÉ é o mesmo endereço da TOESA, na Av. Itaoca, 1441, Bonsucesso, Rio de Janeiro. E mais, que o dono da TEFÉ TEFÉ é DANIEL GOMES DA SILVA, nada menos que o presidente da TOESA. 




Resumindo, o tenente-coronel Paixão, escolhido por Sérgio Cortes para ser o fiscal dos contratos da sua Secretaria com a TOESA no Rio, é o mesmo homem que trabalhava junto com a TOESA (TEFÈ) em Natal. E tudo isso sob a batuta de Saulo Pereira, Assessor Especial de Sérgio Cortes. 

Não custa lembrar que o cunhado de Sérgio Cortes, CESAR ROMERO, ex-subsecretário de saúde, responde a processo criminal junto com o presidente da TOESA por fraude nos contratos de manutenção das viaturas de combate à dengue no Rio. 




Quando o contrato em Natal foi anulado, coube ao Comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel SÉRGIO SIMÕES (aquele que expulsou os bombeiros que pediam melhores soldos), arranjar uma boquinha para o tenente-coronel Paixão como Assessor-Chefe de Informática. Afinal, esse não iria reclamar de salário. 




Somente essa roubalheira montada por Sérgio Cortes e Hans Dohmann com o IABAS já sugou mais de 300 milhões da Prefeitura do Rio de Janeiro, em apenas dois anos. 





O curioso é que no Rio Grande do Norte o MP agiu por conta do roubo num contratinho de 8 milhões. Aqui as cifras vão chegar a 1 bilhão até o fim deste ano e o MP nada vê. 

Comentários