CEI Mirassol: Ideologia, discurso, discriminação e negação

Vou dizer uma coisa: análise do discurso deveria ser disciplina obrigatória na faculdade de publicidade. Só assim o povo ia entender.

Um dos motivos deste espaço se chamar "De olho no discurso"é por valorizar a disciplina da Análise do Discurso, ferramenta metodológica fundamental para entender o funcionamento de muitos discursos que circulam no meio social.

A propaganda do CEI Mirassol tem dois problemas. Primeiro: cede à ideologia de que educação serve para garantir um emprego de prestígio no futuro.

Isso deve causar arrepios em vários educadores: educação deveria ser vista como servindo para libertar o ser humano e lhe dar autonomia para ser o que bem entender.

A ideia, aliás, por trás dessa que vê a educação como caminho para ser um profissional de prestígio é a mesma que afirma que se estuda "para ser alguém na vida". As pessoas repetem isso e não percebem que colocam uma legião de pessoas que não puderam ou não estudaram na condição de não-pessoas. Inclusive essas "não-pessoas" se subjugam a essa ideologia.

A propaganda do CEI Mirassol reforça esse preconceito.

Por isso, amei ter estudado e pôr minha filha para estudar no Colégio das Neves.

O enfoque da educação em minhas experiências ali nunca foi o resultado, mas o sujeito. A sua formação. Prefiro que minha filha seja uma pessoa humanizada, comprometida, a que seja bem sucedida financeiramente em uma profissão. E que ela seja o que quiser da vida. Eu sou jornalista e professor universitário. A mãe é fonoaudióloga. Ela pode ser o que quiser - meu único sonho é que ela seja alguém humana.

O segundo problema é o preconceito com algumas profissões menos prestigiadas.

Se a ideia era mostrar que uma má escolha para escola pode impedir a realização do sonho de profissão do seu filho, que mostrasse, por exemplo, o menino sendo incapaz de fazer um cálculo, ou não passando no vestibular (ou Enem). O problema foi fazer de um engenheiro fracassado um palhaço. E aí, sim, há um elemento ideológico e preconceituoso. Da mesma estirpe do comercial da Alfabetização Solidária que postei mais cedo.

***

Passei hoje em frente à Associação Cearense dos Artistas de Circo e lembrei-me da ideia passada pelo comercial. Que tentam, sem sucesso, negar.

Comentários