#ForaMicarla: Um caçador de borboleta de olho no discurso

Minha história como blogueiro tem muito a ver com a prefeita Micarla de Sousa (PV).  Era 2008, finzinho de setembro, ainda morando em Salvador criei um blog, preocupado que estava com a total falta de propostas e programa de governo apresentado pela candidata favoritíssima a se tornar prefeita vencendo Fátima Bezerra (PT).  Naqueles dias, estava me mudando para Natal, onde seria assessor de imprensa da Petrobras.  Preocupei-me com isso.  Logo, deixei de assinar o Caçador de Borboleta com meu nome e passei a assinar com o pseudônimo do título dado ao espaço.

Ainda antes de começar o mandato de Micarla, decidi descontinuar o blog, orientado pela minha então chefe.
Poucos meses depois criei, no Wordpress, a primeira versão deste "De olho no discurso".  Por que esse nome, em um espaço agora assinado?  Os primeiros meses da gestão borboleta foram de olho no retrovisor e seus posicionamentos político-discursivos eram completamente inverossímeis.  O discurso sobre o qual eu manteria o olho era o da prefeita e seus auxiliares.  E pretendia usar, minimamente, ferramentas da disciplina da análise do discurso para isso.
Posteriormente, o movimento #ForaMicarla, a ocupação da Câmara como forma de pressão para que a prefeita fosse investigada pelos edis, a #RevoltadoBusao e as investigações do Ministério Público - algumas delas com foco na prefeitura e na prefeita, como a Operação Assepsia -, projetaram a ação do blog um pouco além da esfera do movimento de blogueiros progressistas.
Nesta eleição, a prefeita que beira à perfeição da incompetência e rejeição - superando vários de nossos piores prognósticos -, decidiu não se candidatar.  Seria humilhante.
No primeiro turno, pelos motivos que deixei claro em diversos momentos, votei e defendi o voto em Mineiro - mesmo reconhecendo que Carlos Eduardo Alves tinha sido um bom prefeito (fato que me fez votar entusiasticamente nele para o governo em 2010).
No segundo turno, havia duas opções claras - e uma delas representava a continuidade da gestão de Micarla.  O povo decidiu ontem pôr fim de vez a essa experiência - que o jornalista Tácito Costa dizia, com propriedade, em 2008 ainda, que a cidade precisava passar.
E aí eu me lembrei da foto acima.  Foto tirada no processo de transição entre Carlos Eduardo e Micarla há quatro anos.  Em breve, eles voltarão a se encontrar para tratar da transição.  
É irônico que Micarla, eleita no primeiro turno e tendo estabelecido Carlos Eduardo como o seu adversário privilegiado, termine o governo com tão absurda rejeição e tendo, novamente, que lidar com seu inimigo figadal. Agora em lugares opostos.
A foto, portanto, representa também a minha trajetória como blogueiro.  Com todos esses significados.

Comentários