O Globo destaca eleição de Amanda Gurgel

Em O Globo

Com 32.819 votos, a professora Amanda Gurgel de Freitas, 30 anos, do PSTU, foi eleita a vereadora mais votada de Natal, repetindo o fenômeno que foi em maio de 2011, quando um vídeo criticando a situação dos professores no Rio Grande do Norte foi recordista de acessos no YouTube.

Os mais de dois milhões de acessos ao vídeo fizeram da “professorinha” uma celebridade nacional, que deu entrevistas para jornais, revistas e televisão do eixo Rio-São Paulo. Atualmente, o vídeo já foi acessado 2.227.621 vezes.

Com sua expressiva votação, a professora Amanda também levou para a Câmara de Vereadores mais dois colegas de coligação: Sandro Pimentel, do PSOL, e Marcos do PSOl, que obteve apenas 717 votos. Isto foi possível devido ao coeficiente eleitoral da sua coligação, PSOL e PSTU.

- Estes dois colegas de lutas vão se juntar à minha voz na Câmara - disse ela.

Professora de Português no Estado e no município de Natal, Amanda Gurgel, no dia 10 de maio do ano passado, em audiência pública sobre a situação da educação no Rio Grande do Norte, na Assembleia Legislativa, deu o seu depoimento em tom emocional e calou os deputados ao fazer uma ampla explanação da situação do setor. Emocionada, ela mostrou o seu contracheque no valor de R$ 930,00.

O vídeo de nove minutos com o discurso da professora foi postado no YouTube e “bombou” na rede.

- Eu jamais imaginei que uma situação, que para mim é tão corriqueira e tão óbvia para todos, pudesse ter uma abrangência tão grande. Nunca imaginei que esta rotina, por uma discrição simples repercutisse tanto - disse Amanda na época.

Hoje, a professora disse ter ficado surpresa com o total de votos que recebeu.

- Foi surpreendente. Vamos preparar o terreno para que os trabalhadores peguem a política nas mãos e não se sintam estranhos no legislativo – afirmou a vereadora eleita.

Amanda Gurgel disse ainda que vai continuar defendendo a destinação de 30% do PIB (Produto Interno Bruto) para a educação brasileira:

- Disso eu não abro mão.

Comentários