Governadora pediu a prisão para @tulioratto

A situação no Rio Grande do Norte está chegando a uma situação crítica.
O chargista Túlio Ratto, como noticiamos aqui, está sendo processado pela governadora do estado, Rosalba Ciarlini. No fim da tarde de hoje, Túlio divulgou parte do conteúdo da representação contra ele (clique nas imagens para ver melhor).

A peça foi assinada por três advogados no dia da eleição, 7 de outubro: Olavo Hamilton Ayres Freire de Andrade, Francisco Bartholomeo Tomás Lima de Freitas e Izabel Fernandes.  Os advogados pediram a prisão em flagrante contra Túlio.  O crime do chargista?  Duas tuitadas.  Em uma delas, referência ao #Caixa2doDEMnoRN.
Pausa. Se Túlio devia ser preso no dia da eleição porque fez um tweet sobre o #Caixa2doDEMnoRN, provavelmente os advogados de Rosalba pediriam minha prisão no presídio federal de Mossoró.
O momento é grave.  Um chargista está sendo processado por causa de sua opinião expressa numa rede social.  Processado pela própria governadora do estado.
Rosalba passa um recado muito claro, à véspera de um tuitaço articulado, imagine, pelas redes sociais e mobilizado pelo próprio Túlio Ratto.  No reinado Rosado no governo do estado não haverá tolerância a opiniões divergentes.  Mais que isso: a governadora se coloca em posição de não ser possível criticá-la - sob pena de se responder a um processo, que inclui envio de contingente policial para efetuar a prisão em flagrante.
Lembra-me uma história que já postei aqui no blog.  "Sapo vira rei vira sapo", de Ruth Rocha, conta a história de um sapo que, beijado por uma princesa, finda como rei.  E manda prender todas as verdades no sótão do palácio real!
Uma boa metáfora sobre a ditadura, mas que cabe à governadora do DEM.  Não por acaso do principal partido que herdou a estrutura política que ajudou a sustentar a ditadura militar por 21 anos.
"Uma história que esclarece como se faz a lei"


Comentários