Caso Planalto: Polícia Civil designa delegado da Decap para investigações


O delegado geral da Polícia Civil do RN, Fábio Rogério da Silva anunciou nesta segunda-feira (03) que o desaparecimento das cinco crianças no bairro Planalto, entre 1998 a 2001, passará a ser investigado pelo delegado Ben-Hur Medeiros, titular da Delegacia de Capturas (Decap). A informação foi confirmada por telefone à reportagem da TRIBUNA DO NORTE, que questionou sobre a certeza da continuidade das investigações a cabo da polícia investigativa potiguar. "Não sabemos como será daqui para a frente. Mas de antemão, já designamos esse novo delegado para dar continuidade ao processo investigativo", alegou.

Ben-Hur Medeiros será o 14º delegado a assumir a apuração do inquérito que já dura 14 anos. Diante das declarações do senador, o delegado geral da Polícia Civil, Fábio Rogério disse que a instituição "não pode ser maculada por causa de um fato isolado". "Somos capazes totalmente para solucionar qualquer tipo de crime. O problema foram os erros cometidos no início da investigação e a falta de estrutura que já é antiga", alegou.

Vários erros também foram cometidos no início das investigações, segundo declarações do delegado geral. Para a CPI do Tráfico de Pessoas, que tem como presidente e vice-presidente os senadores Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e Paulo Davim (PV-RN), respectivamente, todos os anos de investigação da Polícia Civil do RN comprovam a ineficiência da força policial investigativa local e que a instituição não pode continuar nas investigações dos crimes.

Desde maio de 2012, quando a CPI do Tráfico de Pessoas esteve pela primeira vez no RN, já havia surgido a ideia de federalizar as investigações do Caso Planalto. Com o pedido expedido ao Ministério da Justiça, ainda não há confirmação da participação da Polícia Federal na elucidação do caso ou do período em que o ingresso da instituição nesses trabalhos deve ocorrer.

Comentários