Os dez posts mais lidos do ano

No último dia do ano faço um apanhado dos acessos à publicação dos posts do blog.
Foi um ano de momentos importantes e, alguns deles, tensos.
Em maio publicamos os áudios do caso que ficou conhecido como #Caixa2doDEMnoRN.
Acompanhamos também os eventos da #RevoltadoBusao.
Nas eleições, flagramos um possível crime eleitoral do vereador eleito Jacó Jacome (PMN).
Em dezembro, o blog foi agraciado pelo Prêmio Jornalístico de Direitos Humanos por parte do Centro de Direitos Humanos e Memória Popular.
A seguir, a lista dos dez posts mais lidos e uma tentativa de resumo e explicação:

1) A execução pública de Karina Veiga: o que te define?
Na manhã do dia 29 de novembro, acessando o twitter, ouvi falar pela primeira vez na adolescente Karina Veiga.  Aos 16 anos, Karina brigou com o namorado que, para se vingar, publicou no Facebook fotos e vídeos de relações sexuais entre os dois.
O texto que publiquei nesse post foi publicado aqui, por Fernando Gurjão Sampaio.  Alguns leitores não perceberam que o texto não era meu e interagiram como se fora.  Esforcei-me para deixar claro que havia republicado o post de outro blogueiro, no entanto.
No texto, Fernando desabafa especialmente motivado pela execração pública a que foi submetida a menina.

2) Jacó Jacome flagrado em crime eleitoral
No dia do primeiro turno das eleições, flagrei em um posto de combustível da cidade notas de abastecimento em nome do candidato (afinal eleito) Jacó Jácome, do PMN.  Prestei depoimento ao MP e foi instaurado um procedimento de investigação, ainda não concluído.
A busca e apreensão realizada no posto detectou notas em nome de outros candidatos e gabinetes de vereadores: Edivan Martins (PV), presidente da Câmara mas que não foi reeleito, e Sargento Regina (PDT), também não reeleita.

3) #RevoltadoBusao e o confronto no Midway: Violência na noite de Natal
Dia 18 de setembro foi o dia mais tenso dos protestos conhecidos como #RevoltadoBusao - série de ações de rua mobilizadas por estudantes e outros movimentos sociais contra o aumento das passagens de ônibus municipal em Natal.  Neste noite, dois ônibus foram incendiados.  Além disso, um confronto com a PM foi inevitável.
Esse texto são as primeiras impressões que relatei logo após o acontecimento.

4) Gravações comprovam uso de Caixa 2 na campanha de Rosalba em 2006
Em 21 de maio comecei a publicar os 42 áudios que recebi demonstrando os crimes cometidos pela campanha de Rosalba Ciarlini (DEM) ao Senado em 2006: fraudes fiscais, notas frias para comprovação de gastos, Caixa 2. Esse post foi o primeiro que publiquei e traz Carlos Augusto Rosado combinando com Galbi Saldanha que transferirá duas quantias para contas pessoais do contador - numa evidente ação de Caixa 2. O dinheiro era destinado a Renato Dantas (R$ 25 mil) e Edvan Martins (R$ 12,5 mil).

5) TV Canção Nova censurou o PT
Copiei esse texto do Blog do Miro em 23 de novembro de 2011.  No entanto, por algum motivo, o post foi bastante acessado ao longo de todo ano - e continua sendo até hoje.
Fala sobre a saída de dirigentes e religiosos ligados ao PT da programação da TV Canção Nova, católica.  Miro acusa aí um crime gravíssimo.

6) "Minha preocupação era ter cumprido logo o que eu prometi": de quem é essa voz?
Neste post, também publicado no dia 21 de maio, a voz de José Agripino Maia, presidente nacional do DEM, é flagrada negociando o pagamento acertado para o ex-vereador, condenado pela Operação Impacto, Salatiel de Souza.

7) #RevoltadoBusao, agora, no Midway - AO VIVO
No mesmo dia 18 de setembro, o mais tenso da #RevoltadoBusao, transmiti ao vivo neste post, via twitcam, o início das hostilidades entre manifestantes, policiais e parte da imprensa.  

Esta página, na barra inicial do blog, resume toda a história por trás do #Caixa2doDEMnoRN, elencando, inclusive, todos os links em que foram reproduzidos os 42 áudios relativos ao caso.

9) Idade Média: Internação de estudante crítico gera reações contra a UFRN
O texto se refere a um caso, ainda não bem explicado, relativo à internação de um estudante da UFRN que teria sido vítima de violência pela guarda contratada pela Universidade e, após isso, teria ameaçado a reitora.

10) Acusado de assédio, gerente da Petrobras é irmão de ministro do TST
O post se refere ao gerente setorial de Serviços Especiais da Petrobras em Mossoró, Luiz Antonio Pereira, irmão do ministro do TST Emanuel Pereira.  Luiz Antonio é acusado, entre outras coisas, de assédio moral.  Um dos empregados vítima de assédio pediu demissão recentemente à Petrobras por não suportar mais, na saúde e no ânimo.  
O texto relata alguns bastidores envolvendo Luiz Antônio e seu padrinho, Henrique Eduardo Alves (PMDB).

Comentários