Solidariedade não é para qualquer um

Anos atrás vi uma cena num show em Natal que até hoje me emociona.  Um grupo de moradores de rua estavam sentados alguns lugares à minha frente no anfiteatro da UFRN.  Entre eles, um mais debilitado e sem muitas roupas.  A solidariedade do grupo lhe deu aconchego e um agasalho.
Agora há pouco vi uma cena que me relembrou o episódio.
De frente a janela do quarto onde durmo há um supermercado.  Logo que cheguei, ouvi gritos vindos da rua.  Ali, na frente do supermercado, um casal brigava.  A mulher - esposa, namorada, não sei -, gritava e segurava as mãos do homem.  Após alguns minutos de tensão e gritos, ele a soltou e saiu pela rua, sem destino.  Ela, humilhada, sentou-se na calçada.  Chorava.
Por longos minutos, ela ficou ali chorando.  Sozinha.  Da janela, torcia para que alguém se aproximasse dela ao menos para perguntar se ela precisava de algo.  Imagino o tamanho de sua dor e vergonha diante da cena em público.  Cheguei a pensar em descer eu mesmo.
De repente eu ouvi uma voz chamando-a.  "Galega", disse um morador de rua, guardador de carros aqui nas proximidades.  Sujíssimo.  Roupas imundas, corpo que não deve ver água há meses, cabelos desgrenhados, pés descalços.  
Foi a única pessoa que conversou com a mulher.  
Solidariedade não é para qualquer um.

Comentários