Uma Ouvidoria da gestão municipal

Se eu pudesse, recomendaria ao prefeito eleito Carlos Eduardo Alves a manutenção da Ouvidoria do Município na estrutura administrativa de Natal.
Quatro anos atrás, a prefeita afastada Micarla de Sousa (PV) decidiu criar a Ouvidoria, mas a transformou num arremedo, focando suas ações principalmente numa espécie de Serviço de Atendimento ao Cliente que às vezes funcionava, às vezes não.  O trabalho da Ouvidoria se resumia a receber demandas dos moradores da cidade e encaminhá-las para as secretarias objeto das demandas.
Erro.
Uma Ouvidoria bem estruturada pode abrir um viés de diálogo constante entre a gestão municipal, os cidadãos e a sociedade civil organizada.  Mais que um SAC, a Ouvidoria seria a voz da cidade no âmbito da gestão.
Quais as maiores necessidades dos bairros?
Dos conselhos de direitos?
Dos setores organizados da sociedade?
Esse seria um dos mais interessantes e concretos papéis, populares, de uma Ouvidoria.

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