"Eu sou bissexual e daí?", disse @ZehdeAbreu

E um dos comentaristas da notícia no UOL resumiu bem o que há no fundo de uma questão assim: "Quando será que uma declaração dessas deixará de ser notícia?". Quando será que a vida sexual do sujeito será considerada natural e sua orientação não dirá diretamente respeito à vida de ninguém mais que a própria pessoa?

http://televisao.uol.com.br/noticias/redacao/2013/01/09/eu-sou-bissexual-e-dai-diz-o-ator-jose-de-abreu.htm

O ator José de Abreu levantou uma polêmica no Twitter, na terça-feira (8), ao afirmar ser bissexual e contar que viveu com um casal de gay e com sua mulher sob o mesmo teto, junto com dois de seus cinco filhos.

"Eu sou bissexual e daí? Posso escolher quem eu beijo? Quando quero beijar uma pessoa não peço atestado de preferência sexual, só depende dela querer. Não posso obriga-la a me beijar. Pouquíssimos gays se atreveriam a fazer que eu fiz em 1975: Viver com minha mulher [na época, a professora Nara Keiserman] e dois filhos [de 2 e 3 anos] e com um casal gay que viviam maritalmente durante dois anos", escreveu o ator no microblog.

Após sua declaração, diversos seguidores questionaram o ator sobre detalhes de seus casos amorosos. Um deles quis saber a identidade do casal gay. "Um morreu de Aids, cuidado pela minha mulher, eu já tinha me separado dela. O outro é um grande diretor de teatro, não vou dizer", disse ele, acrescentando: "Pena que o Caio Fernando Abreu [jornalista, dramaturgo] morreu. Também morei com ele".

O assunto se desencadeou após Abreu defender os homossexuais e condenar atitudes de políticos e religiosos conservadores. "Tem dias que prefiro homens, tem dias que prefiro mulheres. Tenho que mudar? Eu sou assim, ué. Tenho que ser igual aos outros? Prefiro o que me dá prazer. E prefiro ter a 'preferência' que deixa-la nas mãos da natureza... Ou de Deus. Prefiro homens e mulheres que me interesses sexualmente", teorizou.

O artista ainda contou sobre uma relação que teve com uma bissexual que durou nove anos. "Em 1989 me apaixonei por uma bi. Ficamos juntos e resolvemos 'tentar'. Seu último namoro tinha sido uma mulher. Acho o suprassumo da caretice dividir o mundo entre gays e não gays. Ninguém me ensinou a amar assim. Aprendi a amar na Igreja", escreveu Abreu.

Antes de voltar a discutir assuntos políticos, como costuma fazer diariamente com cerca de seus 69 mil seguidores, Zé de Abreu disse não se importar com o que as pessoas pensam dele. "Estou andando para o que pensam de mim. Sou o que sou, a vida me fez assim. Sem medo de ter medo".

Com 46 anos de carreira, o último trabalho de Abreu foi como Nilo na novela "Avenida Brasil", da Rede Globo. O papel teve uma grande repercussão, assim como a novela, e chamou atenção não só pela interpretação do ator, mas também pelo fato dele ter deixado a barba crescer durante um ano e quatro meses.

Comentários