Vídeo de Henrique na campanha de 2012 ganha destaque na Folha

Vídeo divulgado sábado pelo blog foi gravado em comício em São José do Mipibu..

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/89862-em-video-favorito-a-camara-faz-criticas-a-dois-ministros-de-dilma.shtml

Em vídeo, favorito à Câmara faz críticas a dois ministros de Dilma
Henrique Alves diz que titulares da Saúde e das Cidades só recebem prefeito que tenha aliado poderoso

Gravação ocorreu em discurso nas eleições de 2012; deputado afirma que campanha está 'cada vez melhor'

Em comício no ano passado, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) discursou no Rio Grande do Norte já se dizendo presidente da Câmara e acusou dois ministros do governo Dilma de só receber prefeitos que tenham padrinhos políticos poderosos.

A eleição para o comando da Câmara ocorre no próximo dia 4. O deputado é o favorito por ter o apoio de Dilma e, entre outros, dos dois partidos aos quais pertencem os ministros a quem fez críticas, o PT de Alexandre Padilha (Saúde) e o PP de Aguinaldo Ribeiro (Cidades).

O vídeo amador, que está na internet, foi feito em São José de Mipibu (RN) em setembro, quando o deputado declarou apoio ao candidato a prefeito do PMDB, Arlindo Dantas, que se elegeu.

No comício, Alves afirma que o prefeito só será recebido por ministros em Brasília por estar de "braço dado" com ele, o "presidente da Câmara dos Deputados". E faz um convite. "Quero convidar você para no dia 1º de fevereiro comparecer a Brasília como prefeito eleito para minha posse como presidente da Câmara dos Deputados."

Alves diz, no comício, que vai contar duas histórias "reais" sobre o desprezo de ministros com prefeitos.

O primeiro citado é Padilha. "Arlindo, prefeito, vai a Brasília no mês de março para o Ministério da Saúde. O ministro chama-se Alexandre Padilha. Aí vai, entra no ministério, pega o elevador, procura a secretária", afirma.

E continua: "Aí o ministro vai dizer, que é o que eles dizem, que eu sei, e eles sabem que eu sei, porque há 42 anos estou lá, e ele vai dizer: 'Assessor, manda o prefeito Arlindo se sentar, lá numa sala, dê um cafezinho a ele, um copinho da água. Quando eu puder, vou recebê-lo'".

Segundo Alves, Padilha só aceitaria receber o prefeito se soubesse que ele tem o apoio do ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), primo e aliado do deputado. "Aí quero ver se o ministro não diz: 'Chama logo esse Arlindo aí."

O deputado então diz que o mesmo vai ocorrer na pasta de Aguinaldo Ribeiro. "Aí Arlindo sai, vai lá no Ministério das Cidades, atravessa a rua, o ministro é deputado federal, meu colega, lá da Paraíba. Ministro Aguinaldo [...]. Aí o ministro vai dizer: 'Manda ele esperar'."

Henrique Alves repete que o prefeito só será recebido porque tem o apoio do futuro presidente da Câmara -ele próprio, afirma.

"Aí o assessor vai dizer: 'Ministro, só tem um probleminha [...], só tem uma coisinha que o senhor precisa saber: quem está de braço dado com ele, e este está mesmo, é amigo do peito dele, é o presidente da Câmara dos Deputados do Brasil'."

Por meio da assessoria, Henrique Alves disse apenas que "apoiar Estados e municípios em seus pleitos é uma obrigação de todo parlamentar, em qualquer tempo".

O ministro Alexandre Padilha disse que não iria se manifestar. Aguinaldo Ribeiro (Cidades) não respondeu até a conclusão desta edição.

Alves disse ontem em Brasília que sua campanha para a presidência da Câmara "está cada vez melhor".

O peemedebista ganhou o apoio do deputado Ronaldo Fonseca (PR-DF) que anunciou sua saída da disputa pelo comando da Câmara.

Comentários