Breno Altman e os lobos da direita

Por Rafael Braga
http://rafaellbraga.wordpress.com/2013/02/21/breno-altman-e-os-lobos-da-direita/


A passagem de Yoani Sanches tem provocado uma grande tempestade política. Ontem, no programa “Entre Aspas”, da Globo News, a jornalista Mônica Waldvogel tentou mediar um debate entre o jornalista Sandro Vaia e Breno Altman, editor do site Opera Mundi, um dos poucos dedicados a cobertura do noticiário internacional, o debate foi quente, ambos pareciam ter certeza e justeza de suas opiniões e Mônica teve uma certa dificuldade em manter um bom ritmo.

O “Entre Aspas” bombou nas redes sociais, entre críticos e apoiadores de cada um dos lados, tudo porque o Altman reconheceu o direito universal que uma embaixada tem de defender os interesses de seu país em território estrangeiro. Ainda tem gente que acha estranho a Embaixada Cubana defender interesses de Cuba, coisas que só se vê no Brasil.

Outro ponto importante levantado foi o tipo de trabalho que a blogueira presta para opositores do regime, inclusive, estrangeiros. Aparece aqui, uma situação estranha, crítica-se a Embaixada Cubana por defender interesses cubanos, mas se defende o direito de Yoani atuar para desestabilizar o governo, sendo até bancada por entidades internacionais, como a Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP).

Discordei de algumas opiniões de Breno Altman, sobretudo, com relação a gravidade dos protestos, mas não é esse o motivo que escrevo, de fato, achei exagerado, mas com ele disse, não houve qualquer agressão, apenas um protesto, que reconheça-se, foi em um tom exagerado, mas que não mexeu na integridade física da blogueira, que adora se fazer de vítima.

Hoje, o mais raivoso jornalista anti-lulista, o blogueiro Reinaldo Azevedo, escreveu um texto violento contra o editor do Opera Mundim, mais uma vez, recorrendo a velha comparação com o nazista, com sua elegância característica. Não conheço Breno Altman, mas pela postura que exibiu diante do debate e pelo ódio que despertou em Reinaldo Azevedo, parece ter ido ao x da questão no caso da blogueira cubana.

Quem assistiu, viu que ele estava debatendo com Sandro Vaia e com Mônica, é possível encontrar momentos que ambos o atacam, mas ele sempre consegue ter algum argumento para rebater, mesmo sendo constantemente interrompido por Vaia. Breno Altman entrou em território hostil, cercado por lobos, mas saiu intacto, até mais forte, provando sua força, inteligência e caráter.

Comentários