TJ-RN define lista tríplice para escolha de representante da advocacia no Quinto Constitucional

http://www.tjrn.jus.br/comunicacao/noticias/1893-quinto-constitucional-tjrn-define-lista-triplice

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte escolheu nesta sexta-feira (15), em sessão extraordinária, os três nomes da lista sêxtupla indicada pela Ordem dos Advogados do Brasil no estado (OAB/RN) para ocupar o cargo de desembargador TJRN. Os escolhidos para figurarem na lista tríplice, por ordem de votação, foram os advogados Artêmio Azevedo, Glauber Rêgo e Magna Letícia. A votação para a terceira vaga foi bastante acirrada, sendo definida apenas no quarto escrutínio.
Agora, o presidente do TJRN, desembargador Aderson Silvino, vai entregar a lista tríplice à governadora Rosalba Ciarlini, a quem caberá decidir quem ocupará a vaga deixada pelo ex-desembargador Caio Alencar. “Vamos marcar uma audiência com a governadora para entregar, o mais breve possível, a lista tríplice escolhida pelo Tribunal de Justiça. O envio da lista independe de publicação no Diário da Justiça Eletrônico, mas a publicação será feita logo após a aprovação da ata dessa sessão, que acontecerá na próxima quarta-feira (20)”, explicou o desembargador Aderson Silvino.
Estavam aptos a votar apenas 12 dos 15 desembargadores titulares do TJRN. Os juízes convocados - que substituem os desembargadores aposentados Rafael Godeiro e Caio Alencar, além do desembargador afastado Osvaldo Cruz – não podem votar, segundo o Regimento Interno do Tribunal.
Inicialmente, estavam previstas três votações – uma para cada nome da lista – mas um empate na última vaga determinou que fosse realizada uma quarta votação. No primeiro escrutínio, Artêmio Azevedo foi o escolhido com dez votos. Ele encabeça a lista que será enviada à governadora Rosalba Ciarlini. O segundo escolhido foi Glauber Azevedo que obteve o voto de sete dos 12 desembargadores.
Empates
Na escolha para o terceiro nome, houve empate entre Verlano Queiroz e Magna Letícia, quando cada um deles recebeu cinco votos. A advogada Marisa Rodrigues recebeu dois votos. Uma nova votação foi realizada, porém não houve maioria absoluta para nenhum dos nomes (sete votos). Magna Letícia teve seis votos, Verlano Queiroz cinco e Marisa Rodrigues permaneceu com um voto.
Em virtude disso, houve uma terceira votação para o último nome da lista. Apesar de não ter empatado, a segunda tentativa, que resultou em seis votos para Magna Letícia e cinco para Verlano Queiroz, não houve maioria absoluta (sete votos) a nenhum dos candidatos, assim como na terceira tentativa.
Os desembargadores fizeram um intervalo de cerca de 30 minutos antes do início da quarta votação.
Finalmente, o terceiro nome escolhido para figurar na lista tríplice foi o de Magna Letícia que venceu por maioria de sete votos contra cinco de Verlano Queiroz.

Perfil dos candidatos:
O primeiro colocado da lista, Artêmio Azevedo, tem 52 anos de idade e atua há 20 anos como advogado, principalmente nas áreas civil e penal.
O advogado Glauber Rêgo, segundo colocado na lista, tem 42 anos de idade e acredita que a governadora deve avaliar, entre outros pontos, a conduta ética e profissional dos candidatos.
Terceira na lista, Magna Letícia tem 47 anos e há 26 anos atua na advocacia. Para ela, além de conhecimento jurídico, o cargo de desembargador requer maturidade, postura de equilíbrio,experiência do exercício do Direito.

Comentários