Sobre novos caminhos para a luta

Reproduzo abaixo carta que acabo de enviar para o Partido Comunista do Brasil.

Fortaleza, 01 de outubro de 2013

Camaradas,

Tenho muito orgulho por cerrar fileiras no Partido Comunista do Brasil - não apenas por se tratar do mais antigo partido político em atividade do país, mas por representar a luta humanista, socialista, sob inspiração marxista, que efetivamente pode representar a mudança social, a revolução política em prol do povo mais espoliado dessa nação.
Ingressei no partido no ano de 2006 - e não me arrependo. 
Travei conhecimento com o PCdoB a partir de sua militância no campo dos direitos humanos, notadamente por meio do camarada Marcos Dionísio Medeiros Caldas e do camarada Daniel Alves Pessoa.  Militamos juntos na luta pelo desarmamento e no referendo em 2005.
Quando o Mensalão atingiu o governo do presidente Lula e o PCdoB foi convocado a lidar com a crise, surgiu a oportunidade associada à candidatura de Daniel Pessoa à deputado federal e eu me filiei.
Esses têm sido anos muito felizes e de muito aprendizado e amadurecimento político. 
Os meus anos de Petrobras me ensinaram a respeitar e admirar ainda mais George Câmara, Divanilton Pereira, Márcio Dias, José Araújo, Fátima Vianna, entre tantos outros. 
Os meus anos de partido me apresentaram figuras importantíssimas da luta política no RN, como Antônio Capistrano e Mery Medeiros. 
Nos últimos anos, a militância nas redes e na blogosfera começou a me ensinar que diversas pautas de esquerda são mais amplas que as bandeiras de partido - mas sempre ao lado de camaradas como Jan Varela, que destaco entre tantos outros.  Isso me fez, também, por exemplo, caminhar ao lado de inúmeros companheiros que, estando na esquerda, não partilhavam no entanto dos nossos mesmos projetos políticos e de governo.
Nos últimos tempos, no entanto, tenho refletido acerca de minha permanência nos quadros de filiados e militantes do PCdoB.  Posso relacionar no tempo essa reflexão a partir de minha chegada a Fortaleza, principalmente devido ao fato de um de nossos vereadores ser o líder da gestão de Roberto Claudio na Câmara Municipal.
Em Natal, foram honrados nomes do partido que se ergueram na defesa da população atingida pelas obras da Copa do Mundo.  Em Fortaleza, lideramos no legislativo um governo que pretende passar o VLT por cima do povo.
No entanto, a gota d’água se deu com a filiação de um quadro, o deputado estadual Fábio Dantas, contra quem já fiz denúncias em meu blog - tanto contra ele, quanto contra o seu pai.    Esse fato me fez aprofundar a reflexão acerca dessa decisão - porque uma das moedas mais inegociáveis para minha militância nas redes é minha independência e minha credibilidade.
Após muito refletir, portanto, venho por meio desta solicitar ao partido que recebeu minha primeira e honrosa filiação partidária o meu pedido de desfiliação pelos motivos acima expostos.
Lamento que o partido que sempre enfatizou sua unidade teórica e de prática política tenha se rendido, em filiações como essa, à lógica eleitoral.  Afinal, o deputado recém-filiado afirmou, na festa que recebeu sua filiação, que o “mundo não é mais bipolarizado. Ninguém é só comunista ou capitalista”.
Para mim isso não poderia ser mais falso. Ou eleitoreiro.
Não tenho muitas certezas acerca de uma futura filiação partidária mas podem estar certos que sigo unido aos camaradas do Partido na luta por uma sociedade mais justa e igualitária.
Sempre.

Forte abraço,

Daniel Dantas Lemos

Comentários

Daniel Pessoa disse…
Xará, muito justo e coerente. Tamo junto, pois nossa afinidade é maior e muito mais profunda que filiação partidária. É forjada na luta libertária e emancipatória dos oprimidos. Fruto do trabalho para minimizar a exploração e espoliação dos seres humanos por outros seres humanos. Enfim, é talhada no mais sincero espírito revolucionário, que transborda as linhas e fileiras partidárias. Obrigado por nossa amizade. Abraços. Daniel Pessoa