A incorporação de Abreu e Lima pela Petrobras

O Estadão apresenta como inéditos documentos que mostram a Petrobras acabando a sociedade com a PDVSA sem receber um centavo dos venezuelanos. Em outubro, no entanto, a Petrobras informara isso. Brinquei no twitter que as pessoas não tinham percebido o teor da nota na época.
Eis a nota divulgada em 25 de outubro de 2013 pela gerência de imprensa da Petrobras:

http://fatosedados.blogspetrobras.com.br/2013/10/25/incorporacao-da-refinaria-abreu-e-lima/

"A Petrobras, em cumprimento ao disposto na Instrução CVM nº 358/02, informa que seu Conselho de Administração, em reunião realizada hoje (25/10), aprovou a proposta de incorporar a Refinaria Abreu e Lima S.A. - RNEST, que é empresa subsidiária integral da Petrobras. A incorporação será submetida ao exame e deliberação dos acionistas em Assembleia Geral Extraordinária da Petrobras a ser convocada oportunamente.

A RNEST foi constituída para, entre outras razões, facilitar possíveis parcerias com investidores interessados na atividade de refino no Brasil. As negociações com interessados, dentro das premissas fixadas pela Petrobras, não lograram êxito.

A incorporação da Refinaria Abreu e Lima S.A. pela Petrobras tem o objetivo de melhorar a execução das obras de construção em andamento e, também, facilitar a coordenação das atividades de refino e distribuição de derivados produzidos pelo conjunto das refinarias da Petrobras.

Por se tratar da incorporação de subsidiária integral, não haverá aumento de capital social da Petrobras, nem a emissão de novas ações. As ações do capital social da RNEST serão extintas."

Comentários