A uma semana da eleição, Henrique Alves (PMDB) e Fátima Bezerra (PT) são favoritos no RN


Nas eleições deste ano, o Índice Band, conduzido por Antonio Lavareda, tem feito muito sucesso. A ideia básica do Índice já é muito comum em eleições nos Estados Unidos: fazer uma média dos números de intenção de voto dos candidatos em pesquisas realizadas em períodos mais ou menos próximos.

Pois eu decidi imitar o Índice Band e criei o Índice De Olho no Discurso, fazendo a média dos últimos resultados de cinco institutos de pesquisa que mediram as intenções voto dos eleitores potiguares (Ibope, Consult, Item, Seta e Certus). A Perfil e GPP também fizeram pesquisas no RN mas seus dados mais recentes já são muito antigos para serem considerados.


Os números a seguir representam as médias relativas ao governo do Estado e ao Senado. Destaque-se que nas últimas pesquisas divulgadas apenas Seta e Ibope perguntaram acerca de segundo turno.

Primeiro turno - Governador









Segundo  turno - Governador




Senado




Há uma semana da eleição, Henrique Alves (PMDB) aparece como favorito a vencer as eleições no primeiro turno, com 52% dos votos válidos. Henrique também tem vantagem nos números de um eventual segundo turno (53% a 47% sobre Robinson Faria, PSD).  Por seu lado, a deputada federal Fátima Bezerra (PT) parece próxima de ser eleita senadora, com também 52% dos votos válidos e uma vantagem de oito pontos sobre a adversária, Wilma de Faria (PSB).
À medida que novas pesquisas sejam publicadas - expectativa de novos números de Seta, Item, Ibope e Certus até segunda-feira -, estarei atualizando os dados.