Em meu novo livro, texto da minha dissertação de mestrado


A editora Novas Edições Acadêmicas, marca da alemã OmniScriptum GmbH & Co. KG, acaba de pôr a venda o meu novo livro. "Blogs e as práticas de letramento digital: Um estudo de caso sobre o Blog do Tas" apresenta a minha pesquisa de mestrado, defendida no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da UFRN no ano de 2006.
O projeto dessa editora é lançar livros estritamente acadêmicos e os imprime sob demanda (o que eleva muitíssimo, por sua vez, seu custo, ponto extremamente negativo).
O tema principal de nosso trabalho, que fez um estudo de caso no blog de Marcelo Tas, é o letramento digital.
O letramento digital tem sido alvo de estudos e análises que se preocupam com as novas tecnologias e as transformações culturais trazidas no bojo de seu desenvolvimento. O avanço das mídias digitais e do hipertexto virtual é um desafio à pesquisa acadêmica sobre seu impacto na sociedade. Um dos fenômenos que se têm destacado nesse sentido e que tem despertado o interesse dos pesquisadores são os blogs. Os blogs são páginas da Internet em que o autor é livre em sua produção e o leitor tem uma participação ativa através dos links de comentários. A interação entre o sujeito-autor e o sujeito-leitor, proporcionada de maneira única pela ferramenta dos blogs, provavelmente tem contribuído na formação de leitores com características distintas de outras épocas. O processo envolvido na manutenção e escrita do blog nos conduziu a uma série de reflexões acerca desta nova ferramenta de comunicação e suas possíveis implicações para os estudos relacionados à própria comunicação e à linguagem, entre outros estudos. Foi a partir daí que elaboramos a proposta de pesquisa que ora apresentamos em formato de livro.
Outras informações sobre o livro, acesse aqui.