Pr. Edison Vicente comenta escândalo

Por causa do meu companheiro de movimento de Blogueiros Progressistas @pastordornel, terminei por tomar conhecimento que este site tratou de nosso assunto.  E a partir dele, conheci o comentário do pastor da Primeira Igreja Batista de Natal, Edson Vicente, que reproduzo, com comentários, abaixo:

Caro Vital,
Confiamos na seriedade, competência e integridade no modo como você conduz a mediação deste site.
Lamento profundamente que este assunto lhe tenha sido enviado do modo como o foi. Sensacionalista, dissociado da verdade e por pura má fé!
Em primeiro lugar, eu também lamento que o pastor Edson Vicente não tenha também comentado neste blog - a menos que o tenha feito de forma anônima.  Como todos acompanham, eu posto todos os comentários.
Posso perguntar, ainda, ao pastor em que agi "dissociado da verdade e por pura má fé"?  Onde está a minha má fé, se o que faço é questionar as evidentes irregularidades no processo de venda e as interpretações que julgo equivocadas do nosso estatuto?  Se o senhor puder provar minha má fé, eu agradeço.
Este blog é espaço de militância, em nome da justiça e da verdade.  Sempre tenho me postado assim.  Por conta disso, tenho sofrido ataques de gente realmente poderosa.
Não existe escandâlo neste negócio! Falo como relator da Comissão que assessorou a Diretoria da Convenção Batista Norte Riograndense nesta operação. O trabalho foi conduzido com inteira transparência e respeitando todos os princípios da democracia que caracteriza uma Assembléia Batista. Em duas Assembléias o assunto foi votado e aprovado pela maioria dos mensageiros. Na primeira Assembléia, de 30 de abril a 02 de maio de 2010 em Mossoró, a Assembléia autorizou com mais de 2/3 dos mensageiros inscritos e presentes à sessão, efetuar a venda do patrimônio onde funcionou o antigo Colégio Americano Batista, no Barro Vermelho.
Pastor Edson: a ata da assembleia de Mossoró não pode ser referida.  Já a publiquei aqui e restou evidente que nela não aparece a delegação para que o Conselho negocie a venda do espaço e, segundo mesmo a interpretação que vocês dão ao artigo 30 do estatuto, a venda não foi aprovada.  A leitura da ata já esclarece porque seria necessária uma segunda assembleia.
Na segunda Assembleia, realizada na última quinta-feira, dia 05/01/2012, a Assembléia Extraodinária, por maioria simples (144 a favor, contra 116), autorizou qu e o negócio fosse feito com uma determinada empresa.
O nosso estatuto, pastor, prevê que seria necessária maioria qualificada para aprovar a venda.  Já falei sobre isso aqui, por exemplo.
Se a vitória está tão assegurada, por que o presidente, pastor Antonio Targino, não proclamou o resultado no fim da assembleia?  E por que ficou em silêncio quando foi questionado acerca disso?
Por favor, não entre na barca furada de dar IBOPE a este cidadão, que se expressa como voz do grupo perdedor neste assunto. Não existe nenhum respaldo para insinuar escandâlo nesta operação. O que o grupo quer é chamar atenção fazendo ilações sobre um assunto debatido em Assembleia em reuniões do Conselho da CBNR e respaldado pela vontade da maioria dos Batistas do RN.
Não preciso de IBOPE, pastor.  Se não há nada a temer, enfrente o debate.  É simples assim.  Tenho minha militância, minha vida e minha fé.  Batalho por essas questões e se quisesse IBOPE pararia de falar sobre o assunto, pois só tem afastado meus leitores.  O foco desse espaço não é religião, mas é luta por justiça e democracia.
O cidadão que responde por este blog corre o risco de ser interpelado na justiça para reparar a honra da Convenção Batista Norte Riograndense pelo modo como a está difamando divulgando notícias inverídicas, respaldadas em suposições que não se sustentarão diante de qualquer tribunal.
Pode me processar.  Vocês teriam a chance de provar, se fosse possível, que as notícias que publico são inverídicas e respaldadas em suposições.
O senhor sabe que nada que publiquei aqui foi inventado.  Todas as coisas são públicas, baseadas em documentos públicos.
Posso assegurar aos leitores deste fórum que a operação que ainda está em fase de negociação é favorável à Convenção Batista do Rio Grande do Norte por vários aspectos. Estamos vendendo uma área desejada pelas imobiliárias da cidade, que ficou em local de difícil acesso para o nosso público, em especial para quem não tem carro próprio, área esta que representa um elevado custo de manutenção para a Convenção. Por puro saudosismo, alguns irmãos são contrários à operação de venda porque "aquele lugar tem muita história". Penso que boa parte daqueles que acessam este fórum sabe o que é isso no meio batista!
Com os recursos decorrentes da venda, será construída uma nova sede para a CBNR, onde serão alojados seus escritórios e as novas instalações do Seminário Batista Potiguar. Será adquirida ainda uma área e construção de um Acampamento Batista, num raio de 30 a 40 Km de Natal; serão feitos investimentos de melhoria nas instalações do Acampamento Batista em Martins, no alto Oeste do RN; serão construídos 30 novos templos no Estado do RN; será construída uma sede para a extensão do Seminário em Mossoró, de modo a atender estudantes da região Oeste. E ainda ficaremos com um saldo para ser aplicado na manutenção dos programas da Convenção.
O senhor também sabe que há um projeto alternativo, que inclui investimento e ocupação do espaço.  Mas sua viabilidade sequer foi considerada.  Por quê?
A negociação está em curso com uma empresa confiável que aceitou nos dar as garantias que pedimos para o negócio (por ex. alienar em nome da Convenção uma quantidade de apartamentos nas duas torres que serão construídas no local, no valor correspondente à operação total. Estes apartamentos só serão liberados pela Convenção quando todo o pagamento for efetuado). Ou seja, a operação está sendo feita sem colocar em risco o patrimônio dos Batistas no Estado.
Lamento que pessoas que se dizem do nosso meio tenham prazer em difamar a Convenção e se colocam como se fossem inimgos em uma causa em que deveria haver confluência de interesses. Ocorreu-me nomear de "Síndrome de Judas" esta praga que está enfraquecendo as igrejas e a própria denominação batista: São pessoas que dizem ter comunhão conosco, mas na primeira oportunidade se colocam como verdadeiros traidores da causa batista. É triste, mas é verdade! Muitas dessas pessoas gostam de pousar de paladinos da ética, mas são os primeiros a atropelá-la quando a causa não está de acordo com seus interesses pessoais.
Vou registrar que o senhor me acusa de ter síndrome de Judas e de traidor.  Foi assim mesmo, eu acho, que o senhor se comportou anos atrás quando, delicadamente, convidou um grupo de mais de cinquenta irmãos a tomarem seus rumos - fora da comunidade onde o senhor é pastor.
Eu lamento e repudio tal atitude. Espero que este espírito perverso da "Síndrome de Judas" não venha contaminar a boa harmonia entre as igrejas batistas do RN.
Pr. Edison Vicente do Nascimento

Comentários

Lael disse…
Caro Daniel,
É lamentável ler o que escreveu um pastor batista sobre o assunto do negócio (ele mesmo diz que é um NEGÓCIO). Você foi, como sempre é feliz nos destaques que fez ao comentar aquela missiva, publicada em outro blog.
Merece destaque a seguinte afirmação daquele pastor: “Por puro saudosismo, alguns irmãos são contrários à operação de venda porque "aquele lugar tem muita história". Penso que boa parte daqueles que acessam este fórum sabe o que é isso no meio batista!” Eu não sei o que é isso, peço esclarecimento.
Essa afirmação está ligada à forma como esse pastor, que chegou ontem aqui, se referiu aos mortos do Colégio no púlpito da PIB onde todos os presentes ouviram.
O que Eu sei é que meu pai trabalhou no Colégio Batista, anos a fio por dedicação a causa. Peço, junto com meus irmãos de sangue, respeito a história do meu pai, pastor Ladislau Bento Alexandre, que foi pastor batista aqui no RN. Esse pedido, de minha parte é extensivo ao missionário J.Tumblim (fundador), pastor Gabino Brelaz (o primeiro), pastor Zanone Almeida, pastor Otoniel Marques Guedes, o batista Juarez Pascoal de Azevedo, todos esses foram diretores do Colégio Batista, hoje estão todos mortos. Como mortos, merecerem respeito perante a luta e idealismo de como criaram e sustentaram o Colégio Batista.
Em homenagem aos mortos, deixo para reflexão daquele pastor um precioso texto da escritora Clarice Lispector:
“Antes de julgar a minha vida ou o meu caráter... calce os meus sapatos e percorra o caminho que eu percorri, viva as minhas tristezas, as minhas dúvidas e as minhas alegrias. Percorra os anos que eu percorri, tropece onde eu tropecei e levante-se assim como eu fiz. E então, só aí poderás julgar. Cada um tem a sua própria história”. (Clarice Lispector)
silvestre cabral disse…
Daniel, fica cada vez mais claro a má fé dos dilapidadores do patrimônio batista do RN, esse tipo de comentário por parte deles confirma o equivoco e a insegurança jurídica em que os dilapidadores estão, ele fala em sindrome de judas e eu falo da sindrome dos dilapidadores, vamos continuar lutando pela lisura dos atos convêncionais, não vamos desistir e deixar nas mãos de quem não é norteriograndense a venda, digo a dilapidação do patrimônio histórico batista do Rio Grande do Norte.
Silvestre Cabral - Igreja Batista do Satélite
Lael disse…
Caro Daniel
“Ocorreu-me nomear de "Síndrome de Judas" esta praga que está enfraquecendo as igrejas e a própria denominação batista: São pessoas que dizem ter comunhão conosco, mas na primeira oportunidade se colocam como verdadeiros traidores da causa batista. É triste, mas é verdade!” Pastor Edison Vicente – PIB Natal

Quando li a afirmação acima feita pelo pastor Edison Vicente da PIB/Natal, senti-me verdadeiramente exortado. Pensei, será que Eu sou um traidor da causa batista? Será que fui contaminado com esta praga? Serei considerado um traidor?

Por causa disto, cuidei de pesquisar o que seria a síndrome de Judas, porque foi a primeira vez na vida que li esta expressão.

Porque gosto de estudar teologia, pesquisei e achei afinal o que significa a Síndrome de Judas. Estou impressionado de como Deus falou sobre este assunto. Por isso, não vou nenhum comentário pessoal, isto ficará em meu coração com as convicções que Deus me deu no dia de hoje.

Que sim compartilhar com os irmãos três coisas:
1. De um estudo indutivo da Bíblia sobre a traição de Judas:
Traição. Quando Jesus defendeu Maria, isso levou Judas aos "principais sacerdotes, para lhes entregar Jesus" (Mar. 14:10). A traição de Judas foi lenta e imperceptível. Ele estava tão dominado pelo eu que o discipulado para ele não passava de um caminho para alcançar a própria glória. Tudo o que via era o dinheiro; tudo o que sentia era o imediato. Estava totalmente insensível à verdade de que a vida consiste em algo mais do que o material. O reino de Judas não tinha espaço para a cruz. Essa foi a origem da traição.

2. recomendação para que os irmãos ouçam uma pregação do pastor Estevam Fernandes da primeira igreja batista de João Pessoa sobre o título – A síndrome de Judas, postada no You Tube. Ouçam por favor.!!!!!!

3. reproduzir abaixo um texto que li hoje - Sobre a Síndrome de Judas
Fonte: http://juberdonizete.blogspot.com/2010/05/sindrome-de-judas.html

“Judas nos mostra a inutilidade dos maiores privilégios sem um coração sincero diante de Deus. Privilégios espirituais sem a graça de Deus não salva ninguém. Ninguém é salvo por ser um líder religioso, por ocupar um lugar de destaque na denominação ou por exercer um ministério espetacular. Judas nos alerta sobre o perigo de se ter apenas um conhecimento intelectual do evangelho, mas um coração ainda não convertido. Judas nos mostra que ser batizado ou ser membro de igreja não é uma garantia de que estamos certos diante de Deus.

Judas nos adverte sobre a necessidade de sondarmos o nosso coração. Judas amou mais o dinheiro do que a sua alma. Ele amou mais o dinheiro do que a Jesus. Aquele não foi um deslize momentâneo na vida de Judas. Jesus já conhecia o seu coração. Jesus sabia que ele era um “diabo” (João 6:70). Jesus sabia que ele era ladrão.

http://discutindoabiblia.blogspot.com/2009/11/cuidado-com-sindrome-de-judas.html A verdadeira Síndrome de judas: “Não pensemos que nossas palavras chegarão a outras pessoas (até podem chegar), mas fazes o que te dizem, e não o que queres. É o dinheiro que faz o mundo girar e que te faz se curvar perante os interesses empresariais por trás da indústria com a qual fizemos um contrato. A “Síndrome de Judas poderá estar dentro de ti”. Pensa nisso.”
A verdadeira síndrome de Judas:
Texto adaptado do Livro “A spirid filled revolution”(Refuse records)parte integrante do último disco da banda portuguesa NEW WINDS. (Http://www.newinds.com)
Comparamos o título deste texto com uma história épica da religião Cristã. Judas foi o homem que vendeu o profeta Jesus Cristo ou Jeová aos Romanos. . Não pensemos que nossas palavras chegarão a outras pessoas (até podem chegar), mas fazes o que te dizem, e não o que queres. É o dinheiro que faz o mundo girar e que te faz se curvar perante os interesses empresariais por trás da indústria com a qual fizemos um contrato. A “Síndrome de Judas poderá estar dentro de ti”. Pensa nisso.