Sobre o governo Fátima Bezerra (II)

Dia desses estava conversando com uma pessoa que conhece as negociações sobre patrocínios da mídia potiguar. Tal pessoa me dizia que o governo acha que pode manter o mesmo esquema de financiamento da mídia, principalmente blogs, de governos anteriores e pagar menos.
- Eles olham nos olhos das pessoas, dizem compreender a situação que passa o governo, mas saem p da vida por estarem recebendo menos.
Somado a isso, temos o fato de que a mídia potiguar, seja na forma de blogs seja de jornais, rádio, tevê ou portais, se alinha a um campo político, a uma posição discursivo-ideológica, que me faz ter certeza de que jamais se colocará a favor de um governo petista.  Por nenhum dinheiro do mundo, quanto mais por menos dinheiro.
Lembra aquele episódio clássico de José Dirceu explicando porque o governo Lula não investiria em democratização da mídia: "A Globo será a tevê do governo".  Todo mundo sabe como terminou.
Essa situação chegou ao paroxismo no último dia 25 de janeiro. Com um anúncio no cabeçalho pago pelo governo do estado, a blogueira Thaísa Galvão repercutiu uma das mais terríveis fake news do período recente no país.
Jean Wyllys havia anunciado sua desistência do mandato de deputado federal pelo PSOL do Rio de Janeiro em função das muitas ameaças contra a sua vida e de seus familiares, que se tornaram ainda mais sérias após a execução da vereadora Marielle Franco em março passado.
Uma fake news logo foi difundida pelos bolsonaristas - Jean estava fugindo porque estaria implicado na tentativa de assassinato do presidente da República durante a campanha eleitoral.  A blogueira publicou vídeo de Regina Vilella, jornalista cearense e candidata nas últimas eleições pelo PSL, em que se afirma como verdadeira a fake news.
Thaísa envolve o PT, inclusive Fátima Bezerra, na trama.
O governo do PT patrocinando uma fake news contra o parlamentar de esquerda e contra lideranças do e o próprio partido.
O governo precisa encontrar sua maneira de comunicar-se com o cidadão porque se for para depender de blogs como esse ou jornais que só publicam o que se paga, nunca se comunicará devidamente.

Comentários