@MiguelNicolelis fala sobre matéria da Folha

Há pouco mais de uma hora, neurocientista Miguel Nicolelis, através de seu perfil no twitter, deixou alguns comentários sobre a notícia da Folha de S.Paulo, que publicamos mais cedo aqui, dando conta da separação entre o grupo de cientistas do Instituto Internacional de Neurociências de Natal e o grupo da UFRN.









Conversei com Miguel.  Ele me garantiu que nada muda em relação ao funcionamento do IINN e que deve dar uma entrevista esta semana.  Além disso, Nicolelis recebeu apoio da reitora Ângela Paiva que deve, ainda hoje, divulgar uma nota pública sobre o tema.  Miguel disse que a resposta que ele pode dar à polêmica é mostrar sua produção científica e a luta desenvolvida em Natal, em prol do Instituto e do desenvolvimento social e educacional das crianças atendidas no projeto.
É minha opinião que o fato de procurar a Folha de S. Paulo tende a mostrar que os pesquisadores que saem, liderados por Sidartha Ribeiro e Sérgio Neuenschwander, procuram holofotes.  
Avalio, pessoalmente, que há um conflito relacionado à dificuldade de se adaptar de alguns às regras rígidas de um contrato de parceria público-privada que tem restrições de acesso, de disponibilidade e relativas a sigilo e cláusulas de confidencialidade.  Quem trabalha em áreas de pesquisa estratégica deve entender que as regras devem ser tão rígidas quanto o potencial de perdas provocado por vazamentos.

Comentários