Senador italiano defende terrorista norueguês em entrevista no rádio

Do Portal R7

Um ex-ministro do primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi defendeu o atirador norueguês Anders Breivik em uma entrevista de rádio nesta quarta-feira (27).

Francesco Speroni, um dos líderes do partido ultraconservador Lega Norde, afirmou que as idéias de Breivik são “em defesa da civilização ocidental”.

Na entrevista à Radio 24, Speroni tentou defender outro companheiro de partido, Mario Borghezio, que na terça-feira (26) havia atribuído a demora na captura de Breivik a uma campanha para difamar os conservadores.

Em uma entrevista na rádio italiana, Speroni defendeu que Borghezio não renuncie e disse que concorda com algumas das ideias do fanático norueguês que matou 86 pessoas em dois atentados na sexta-feira (22).

- Se as ideias de Breivik apontam que a Europa está no caminho de se tornar uma Eurabia [termo usado para designar a suposta islamização do continente] e que a civilização cristã precisa ser defendida, então eu estou de acordo.
Os comentários provocaram a ira da oposição que, segundo o jornal britânico The Guardian, exige que Borghezio seja expulso do partido.

Borghezio é membro do comitê para liberdades civis do Parlamento europeu.

Líder de partido ultraconservador pede desculpas por comentários de colegas

As declarações de Borghezio obrigaram o líder do partido, Roberto Calderoli, a emitir um pedido de desculpas à Noruega e “principalmente aos parentes das pelos terríveis comentários” do colega.

Mesmo assim Speroni, que integrou a equipe ministerial do primeiro mandato de Berlusconi como primeiro-ministro, em 1994, e é senador desde então, condenou os pedidos de desculpas do chefe do partido.


Comentários