Desrespeito e preconceito no Midway Mall

O Blog do BG divulgou nesta manhã relato de constragimento contra clientes do Midway Mall. Jesus de Miúdo estava realizando uma reunião na praça de alimentação do shopping, quando foi abordado pela equipe de segurança informando que é proibido fazer reunião ali. Foram três seguranças diferentes. Jesus foi desrespeitado inclusive a respeito de seu nome. Desfez a reunião e questionou o fato de não haver nenhuma placa indicativa da proibição. Independente disso, proibir reuniões na Praça de Alimentação é um caminho rápido para se perder clientes. Já não bastasse um restaurante do terceiro piso envolvido em lavagem de dinheiro.
Após a divulgação desse caso, terminamos por conhecer outras histórias recentes de desrespeito no Midway. Um pai foi abordado porque seus filhos brincavam na Praça - "Quem manda em meus filhos sou eu". Uma família foi abordada para dissipar uma comemoração de aniversário porque configuraria uma reunião - proibida no shopping.
Mas a história mais grave me foi contada pelo cineasta Buca Dantas. E é um caso de racismo. Buca esperava uma sessão de cinema no Cinemark. Circulava pelo terceiro piso e foi "convidado" por um segurança a esperar o horário do filme mais perto do cinema. A atitude suspeita de Buca é ser negro.
Salvador é a cidade mais intolerante que eu já conheci. O racismo é a tônica das relações. Quando morava lá, fui ao Salvador Shopping num sábado à tarde. Um segurança na entrada - que depois descobri ser um policial -, pedia os documentos de todos os meninos negros que chegavam. Indignei-me e fui até o segurança mostrando minha identidade.
Tenho a impressão que o Midway quer ir na mesma direção. A continuar assim, os protestos não serão marcados na porta do shopping, mas dentro dele e contra ele.

Comentários

@genilson_castro disse…
Show de bola, várias pessoas discretas, com cartazes enrolados, faixas dobradas e escondidas, todos lotando a praça de alimentação, tudo discretamente... e de repente, buum !!! Não sei qual essa norma, que proíbe reuniões na praça de alimentação, deveríamos nos alimentar em tal local de uma forma individual/solitária ?! Pois como diz a matemática social >1=reunião, ou seja, se há duas pessoas conversando, isso é uma reunião. quer dizer que eu não poderei me reunir mais com minha namorada lá ?! Tenho que ir só ?! Não sei que crime caracteriza isso, mas isso merece repercussão no trands. Tem meu apoio !!!