#ForaMicarla: De que lado está Júlio Protásio?

O dia de hoje foi repleto de lances interessantes no ambiente político de Natal.  Em um deles, inclusive, figurei com destaque.
Como já disse neste post, no início da tarde me mandaram uma mensagem no twitter informando que o líder da prefeita estava me detonando no plenário da Câmara.  Ainda consegui ouvir sua leitura do trecho final deste post.
Mais tarde, o vereador Júlio Protásio (PSB) anunciou que a bancada do PSB indicava os dois substitutos para os vereadores situacionistas que abandonaram a CEI dos Contratos: ele mesmo e Adenúbio Melo.
Segundo noticiou o No Minuto, a indicação do PSB gerou um atrito entre o líder do governo, Enildo Alves (sem partido), e o líder do PSB, o próprio Júlio Protásio. Diante do anúncio dos indicados, Enildo protestou: "Mas o PSB vai ter três membros na CEI?". Júlio Protásio retrucou, acusando o governista de, novamente, "tentar sabotar" a CEI. "Quando o PSB apresenta uma solução, o líder da prefeita, mais uma vez, tenta sabotar a CEI", declarou, em pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal.

Toda essa situação me fez pensar na oportunidade que Júlio Protásio está tendo.
Quando o Acampamento Primavera Sem Borboleta estava montado ele foi um dos poucos vereadores de situação que teve peito de ir conversar com os ocupantes da Câmara Municipal.  Foi um dos interlocutores na negociação junto à OAB e, depois dos recuos e da decisão do STJ, levou a proposta dos vereadores aos acampados.
Conheci Júlio aliado de Micarla em 2005.  Fez carreira no DCE da UnP e naquele momento era do PV.  Do grupo que andava comigo naquele ano tentando fazer uma alternativa no movimento estudantil, houve quem se filiasse ao PV por influência de Júlio.
Quem esteve com Júlio quando ele era do DCE da UnP tem as mais díspares opiniões sobre ele.  Minha esposa, ex-aluna da UnP, já disse em sua cara que nunca votaria nele.
Mas Júlio, nessa carreira política agitada, tem uma oportunidade ímpar na investigação dos contratos do executivo.  Principalmente de deixar mais clara a sua posição pessoal.
Quando nos falamos lá na OAB, Júlio me confrontou com um comentário que havia feito no twitter três dias antes - sobre a impressão de susto que o vereador havia me passado quando foi dialogar com os manifestantes.   Disse ter coragem.
Como líder do PSB, foi porta-voz quando o partido se declarou independente com relação à gestão municipal - ninguém acreditou, é verdade.  Após reunião com Wilma, algumas semanas atrás, anunciou que a ex-prefeita havia indicado, e a bancada aceitado, que o partido não participasse da base apoio na Câmara - mesmo tendo dois filiados no secretariado da borboleta.
Esta semana, em entrevista, disse não ter nenhum cargo no executivo.  Disse que o repórter podia demitir, se encontrasse.
Agora, tornou-se relator da CEI dos Contratos já batendo boca com o líder Enildo Alves e dizendo, com todas as letras, que Enildo "tenta sabotar a CEI".
Júlio se torna relator na cota dos parlamentares governistas.  Parece-me que a ação de Júlio será na direção de aproveitar o trabalho da CEI para apontar com ainda mais firmeza sua posição de independência da prefeita, até que seja inevitável o rompimento e a consolidação da candidatura da ex-prefeita Wilma de Faria no ano que vem.
Nasce, assim, mais um líder da oposição à Micarla de Sousa.

Comentários